- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Educação: Alunos do Polivalente desenvolvem ideias para melhorar o prédio
16 de janeiro de 2016 - 05:03, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
É inquestionável o poder que o método de ensino aprendizagem tem sobre os membros da comunidade escolar e, é esse poder que os alunos do Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas, o Polivalente, estão vivendo. Após retornarem ao seu prédio oficial, eles, junto aos seus professores, desenvolveram ideias para melhorar e preservar aquele patrimônio que outrora foi cedido à Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Por isso, na sexta-feira (15), os alunos do respectivo colégio, apresentam o projeto interdisciplinar “Linguagens artísticas ambientais e culturais: Uma trajetória de ações e ideias transformadoras na CEPARD”, visando preservar e melhorar o mundo e o patrimônio, com ideias simples e inovadoras. Durante as apresentações, que se estenderá até a noite, os alunos compartilharão entre si, apresentações artísticas e teatrais inspirados na história e na literatura brasileira.
Dentre as ações que foram desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto estão: a construção de uma horta para ser utilizado pela cantina, visando a distribuição de alimentos mais saudáveis; a criação de um jardim suspenso, inspirado no livro do Pequeno Príncipe; a instalação do nome da escola com pedras; exposição de obras artísticas e suas respectivas histórias; um projeto de ambientação composto por itens recicláveis como o pneu. Além disso, os alunos desenvolveram brinquedos educativos que foram doados no natal a creche do bairro estação. O trabalho foi bem recebido pelos membros da referida instituição, principalmente, os pequenos.
Segundo a professora Suzi Carvalho, o projeto serve para levar o ensino da teoria para à prática. “É uma maneira deles aprenderam na prática, porque eles vão aprender na prática o que eles aprendem na teoria, só que de forma bem mais interessante”. Já para a professora Vera Lúcia Carregosa, o primeiro objetivo do projeto foi trabalhar o conteúdo do ENEM da maneira que os alunos gostam, seja com danças ou com outros estilos culturais.
“O primeiro passo do projeto foi deixar o conteúdo do ENEM mais próximo do aluno, mais próximo do que eles gostam de fazer, através da música, da dança e das artes. A partir daí, trabalhamos as linguagens visuais, ambientais e culturais dentro desse contexto que é a nossa escola porque a sala de aula não é somente as quatro paredes”, explicou a professora Vera.
Ainda segundo a professora Vera, o projeto teve o apoio massivo dos professores que desenvolviam atividades separadas em sala de aula, mas que ao perceber que tudo aquilo se conectava, decidiram compartilhar todos os aprendizados entre os membros do CEPARD numa data, no caso hoje (15), que seria a culminância para apresentar tais conhecimentos.
A escola está totalmente decorada e o ar dos alunos é de alegria, mas como nem tudo são flores, durante a cobertura do evento, alguns alunos e professores denunciaram o calor vivenciado por eles nas salas de aula e que os ar-condicionados prometidos pelo governo do estado estão encaixotados e trancados numa sala. Muito já se cogitou em bancar a instalação do aparelho devido a necessidade, mas eles ainda aguardam o posicionamento das autoridades responsáveis que ainda não se pronunciaram sobre o assunto.