- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
UFS convoca 44 estudantes do campus de Lagarto para aferição de cotas raciais
12 de março de 2021 - 10:27, por Marcos Peris
Foram convocados novos 44 estudantes do campus UFS de Lagarto matriculados nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional para apuração de denúncias de possíveis irregularidades na autodeclaração de pretos ou pardos.
O edital de convocação extraordinária foi divulgado nesta quarta-feira (10), pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Ainda de acordo com a UFS, o procedimento de confirmação da autodeclaração em caráter complementar acontecerá nos dias 25 e 26 de março, na Didática V do campus de São Cristóvão, conforme horários especificados no edital. Serão considerados apenas os aspectos fenotípicos dos convocados. “É recomendado que o aluno compareça com os cabelos naturais, sem a utilização de qualquer tipo de maquiagem, óculos (escuros ou de grau), adornos ou acessórios na cabeça”, diz a instituição de ensino superior.
A UFS salienta que o aluno que não comparecer ou recusar a realização da filmagem do procedimento para fins de aferição complementar da heteroidentificação será objeto de inquérito do Ministério Público Federal para adoção das providências cabíveis. Quem for menor de 18 anos deverá se apresentar à Comissão de Heteroidentificação acompanhado do responsável.
A banca de aferição e heteroidentificação seguirá todos os aspectos do Protocolo de Biossegurança da UFS para que os membros e os alunos compareçam ao local com segurança, não sejam interpelados por outras pessoas e seja assegurado o respeito à dignidade pessoal, o sigilo e a plena segurança das informações.
Resultado
O resultado do procedimento de heteroidentificação será publicado no dia 30 de março, após conclusão dos trabalhos das bancas.
A deliberação não terá o poder de cancelar administrativamente qualquer matrícula dos alunos relacionados, apenas de analisar as denúncias de possíveis fraudes, sobre os quais deverá emitir um relatório técnico conclusivo para ser encaminhado, caso confirmada a presença de indícios de fraude, ao Ministério Público Federal.
Clique aqui para acessar o edital.
*Com informações da Ascom/UFS