- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Colégios Estaduais de Simão Dias e Lagarto recebem kits de instrumentos musicais
5 de fevereiro de 2021 - 17:44, por Redação
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Banda Interescolar SecBanda, entregou nesta semana kits de instrumentos musicais a nove escolas da Rede Pública Estadual. Dentre as 9 unidades escolares contempladas, o Colégio Estadual Lourival Baptista de Simão Dias e o Colégio Estadual Dom Mario Rino Sivieri de Lagarto, estão na lista.
A ação é resultado de uma adesão da Seduc, feita a partir da ata de registro de preços para a contratação de banda, com recurso viabilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação. Ao todo, o valor investido em instrumentos será de meio milhão de reais.
Além das instituições já citadas, O Colégio Estadual Dom José Vicente Távora de Tomar do Geru; Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz de Moita Bonita; Colégio Estadual Professor Artur Fortes de Carira; Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos de Macambira; Colégio Estadual Cel. João Fernandes de Brito de Propriá; Colégio Estadual João Dias Guimarães de São Francisco; e Colégio Estadual Dr. Luiz Garcia do Brejo Grande, também receberam os instrumentos.
De acordo com Edson dos Santos Junior, assessor da SecBanda, o chamado kit banda é composto de 14 instrumentos: 1 bumbo de marcha, 1 caixa tenor de marcha, 1 par de pratos 14’’, 4 trompetes em sib, 4 trombones de marcha em sib, 1 tuba em sib 3/4’’, 1 trompa de marcha em sib, 1 bombardino em sib e 14 estantes para a leitura de partituras. “Estamos realizando viagens de inspeção para verificar a conservação dos instrumentos que já existem em algumas escolas e o que as unidades escolares necessitam para complementar o material de reposição, como peles, baquetas e esteiras. Durante essas visitas, nós aproveitamos e entregamos os kits de banda marcial”, disse.
O recém-nomeado diretor da SecBanda, maestro Hélio Gentil, explica que o kit é composto de instrumentos musicais que compõem uma banda marcial. “Alguns instrumentos são levados à boca, o que torna difícil as atividades da Sec banda no momento. Em razão da pandemia, assim que for possível, iniciaremos as inscrições da banda para podermos levar adiante o ano letivo”, disse, informando que serão encaminhados instrutores para as unidades que acabaram de receber o kit banda com o intuito de realizar oficinas de música.
Durante a visita, o diretor e maestro Hélio Gentil e o assessor Edson orientam tanto o diretor da diretoria regional de educação quanto os diretores das unidades escolares que também desejam adquirir os kits musicais, criar ou resgatar as bandas marciais, conforme seja possível mediante o cenário de pandemia de covid-19 no Brasil.
Em dezembro do ano passado, a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) também foi contemplada pela ação. Quinze escolas circunscritas à DEA receberam os kits. Para Gilvânia Guimarães, diretora da DEA, a proposta articula parcerias para o ensino musical, considerando que a Seduc tem à disposição dos estudantes o Conservatório de Música de Sergipe, além da Orquestra Sinfônica de Sergipe e a Universidade Federal de Sergipe, como parceiros em potencial, a fim de trabalhar a introdução musical nas unidades de ensino. “Inicialmente as escolas não vão conseguir formar uma banda marcial, mas elas poderão começar a trabalhar a educação musical no ambiente escolar”, explicou, enfatizando a importância da abordagem artística na educação de crianças e jovens matriculados na Rede Pública Estadual de Educação.
Fonte: SEDUC/SE