- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Resolução de questões
12 de janeiro de 2021 - 11:26, por Moacir Poconé
Olá, amigos e amigas.
Um dos aspectos mais importantes no desenvolvimentos dos estudos, seja para um concurso público, seja para o Enem ou outro vestibular é a prática de se resolver questões, preferencialmente de provas anteriores.
Sem dúvida, o correto exercício diário de resolução de questões apresenta-se como um dos pilares para a obtenção de êxito àquilo que se pretende. Porém, vejamos alguns tópicos importantes para que essa prática efetivamente alcance o nível máximo de eficiência.
– SELEÇÃO – é preciso selecionar as questões adequadas para o que se pretende. Deve-se dar preferência a questões de provas anteriores, mas o uso de questões similares também pode ser feito. Além disso, questões mais recentes devem ter mais importância do que questões de anos atrás.
– ORGANIZAÇÃO – importante passo após a seleção, o estudante deve organizar as questões a serem resolvidas por disciplina e, melhor ainda, por assunto, criando-se assim um verdadeiro banco de dados de grande utilidade.
– RESOLUÇÃO – é o efetivo momento em que o candidato responderá as questões. O ambiente (já comentado em textos anteriores) é ponto essencial, como também a concentração nesse exercício tão fundamental. Gabaritos devem ser deixados para posterior conferência, como também a marcação de tempo para que a bateria seja resolvida é fundamental.
– CONFERÊNCIA – último passo e não menos importante. Necessário verificar tanto os acertos quanto os erros, anotando os pontos a melhorar e aqueles que a se está chegando a um ponto adequado. Não se trata de uma mera conferência de gabarito, mas a compreensão do que se está aprendendo e o que é preciso aperfeiçoar nos estudos.
E você? Que dica poderia acrescentar em termos de resolução de questões nos estudos? Participe, comente e deixe sua impressão ou sua sugestão.
É isso aí!
Até a próxima.
Prof. Moacir Poconé