- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Centros de Especialidades Odontológicas estaduais realizam colegiado itinerante
4 de dezembro de 2020 - 21:01, por Alexandre Fontes
Trabalhadores e servidores das oito unidades dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estaduais, administrados pela Funesa, com suporte da SES, estão em programação da agenda de colegiado ampliado itinerante, a fim de discutir a prestação de contas anual (2020); e Planejamento Estratégico 2021, além de avaliar o serviço. A agenda foi iniciada na quinta-feira (03), no CEO de Laranjeiras, e segue até o próximo dia 23, no CEO de Capela.
Segundo o coordenador dos CEOs, Erik Barros, o colegiado propõe a integração da equipe, que realiza um trabalho multidisciplinar. “É dessa forma que fazemos a integração da gestão com a assistência, debatendo pautas que motivem os funcionários, de forma a contribuírem com o crescimento e desenvolvimento desse trabalho ofertado à população, com base no Planejamento Anual de Atividades 2020”, disse.
A diretora operacional da Funesa, Daniele Travassos, afirma que “a realização do colegiado proporciona a troca de experiências e a escuta de todos os funcionários das unidades, o que possibilitará a construção de um planejamento mais eficaz e contribuir nos processos de gestão e tomada de decisões, visando a melhoria dos serviços ofertados pelos CEOs à população sergipana”.
Serviços
As oito unidades dos CEOs – localizadas em Boquim; Capela; Laranjeiras; N. Sra. da Glória; Propriá; São Cristóvão; Simão Dias; e Tobias Barreto – ofertam serviços de média complexidade nas áreas de Periodontia, Endodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Atendimento a pessoas com necessidades especiais, diagnóstico do câncer de boca e cirurgia oral. Esse trabalho representa uma das frentes de atuação do ‘Brasil Sorridente’, programa federal de oferta do SUS para os cidadãos. Em Sergipe, a escolha pelos centros regionalizados, administrados pela Funesa, foi uma iniciativa do governo estadual para assegurar que os municípios que não possuem CEO municipal pudessem ter acesso a esses serviços.
Além desses serviços, os Centros também contam com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o correto diagnóstico e tratamento da saúde bucal. Se o paciente for diagnosticado com outras necessidades, a exemplo do câncer de boca, ou tratamento de alta complexidade, ele é encaminhado para a rede hospitalar. Na rede hospitalar, os atendimentos odontológicos são realizados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital Regional de Itabaiana e Hospital Universitário (HU).