- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lacen realiza capacitação para profissionais do Hospital Universitário de Lagarto
20 de novembro de 2020 - 10:01, por Marcos Peris
O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) finalizou na última quarta-feira (18), a capacitação sobre diagnóstico laboratorial das meningites e encefalites no Hospital Universitário de Lagarto. A atividade de educação em saúde realizada em três dias contou com a participação de biomédicos, que trabalham com material biológico.
Dividida em dois módulos, a parte teórica abordou noções sobre planejamento estratégico (Protocolos); Conceito da doença: Meningites/Encefalites; Tipos: bacteriana, viral, fúngica, medicamentosa, Diagnóstico Clínico, Laboratorial e Epidemiológico. Coleta, semeadura, identificação, conservação e transporte de amostras biológicas, dentre outros. Nas atividades práticas foram realizadas metodologias/técnicas de processamento de líquido cefalorraquidiano, cepas bacterianas e fúngicas em cabine de segurança e seus resultados comparados ao conteúdo teórico e experiências clínicas reais (estudos de casos).
Responsável pela capacitação o gerente de Microbiologia Médica, do Lacen, Lucyano Renovato Jacob ressaltou que a capacitação possibilita a atualização das técnicas usadas para o diagnóstico laboratorial das meningites. “No caso dos profissionais do hospital eles foram bastante atuantes e tanto no aspecto teórico, quanto no prático irá melhorar ainda mais o resultado das análises processadas no serviço e ofertadas à população”, informou.
Conforme o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, o processo de capacitações da rede laboratorial pública e privada visa, a descentralização e a implantação do diagnóstico laboratorial de agravos em saúde pública. “Iniciamos esse processo de descentralização para tornar os laboratórios das unidades hospitalares e das Unidades de Pronto Atendimento mais ágeis e autônomos. Essa resolutividade nas análises terá como principal benefício o monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas para tomada de decisões relacionada às patologias de notificação compulsória”, destaca o gestor.
Conhecimento
Para os biomédicos Placia Barreto Prata Góes e Aquiles Sales Craveiro Sarmento, a capacitação agregou conhecimento às técnicas laboratoriais que contribui para o diagnóstico das meningites. “Foi bem produtivo, pois estudamos mais detalhadamente sobre um líquido nobre de nosso corpo, onde podemos descobrir diversas doenças em função de suas alterações”, disse Aquiles. “A capacitação foi de grande importância para que possamos ter um diagnóstico mais rápido aqui no hospital”, acrescentou Placia.
Sobre a doença
Meningite é uma infecção que se instala normalmente quando bactérias ou vírus atacam as meninges. O diagnóstico baseia-se na avaliação clínica do paciente e no exame do líquor, líquido que envolve o sistema nervoso, para identificar o tipo do agente infeccioso envolvido.