- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Escolha de curso
18 de novembro de 2020 - 11:26, por Moacir Poconé
Olá, amigos e amigas.
No último artigo, falamos ao pessoal que se dedica a concurso público e a dúvida em relação à escolha da área. Neste novo texto, falaremos ao estudante que pretende ingressar no nível superior, muitos deles através do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Afinal, como escolher o curso a fazer? Ou até mesmo a instituição de ensino a cursar?
O primeiro passo, obviamente, é pensar em seu gosto particular, o que muitos chamam de vocação. Realmente, trabalhar com uma área com a qual se identifica, faz toda a diferença para a pessoa, uma vez que a sua profissão será sentida como algo prazeroso e não uma obrigação. Entretanto, outros fatores também devem ser levados em conta nessa escolha, como acesso ao mercado de trabalho e o retorno financeiro. Ressaltamos que não devem ser decisivos na escolha, mas são pontos que o estudante precisa analisar, sem dúvida alguma.
Junto com o curso aparece a escolha pela instituição de ensino. As variáveis aumentam. Qual será a prioridade? O curso que se deseja fazer ou a faculdade? Particularmente, acreditamos que nessa balança a escolha pelo curso deve prevalecer, pois caberá ao aluno buscar a devida qualidade dos seus estudos e isso pode ser feito independente de onde se estude. O acesso que temos hoje a diversos materiais de estudo, seminários, congressos, pode, sem problema algum, complementar o que é visto nas faculdades ou universidades. Caberá ao aluno ter essa vontade de buscar o “algo mais” e se diferenciar por isso. Certamente, esse comportamento será decisivo para que se torne um ótimo profissional, independente de onde tenha feito a sua formação.
Outros fatores devem entrar nessa análise de curso/faculdade. As despesas mensais com deslocamento, alimentação, aquisição de material, horário, são pontos que precisam ser considerados. Importante seria que não fossem determinantes, mas sim componentes de um processo em que as afinidades do aluno devessem prevalecer.
E você? Que dica poderia acrescentar em termos de escolha do curso ou faculdade que se pretende? Participe, comente e deixe sua impressão ou sua sugestão.
É isso aí!
Até a próxima.
Prof. Moacir Poconé