- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto aparece na lista de municípios com maior registro de casos de Sífilis em crianças e em gestantes
15 de outubro de 2020 - 11:10, por Marcos Peris
O Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) lembra que o terceiro sábado de outubro foi instituído em 2017 pelo governo federal como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. O objetivo da iniciativa foi o de estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde na intensificação de atividades que enfatizem a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como infecção sexualmente transmissível, segundo informa o gerente do programa, médico Almir Santana.
Ele observa que mesmo se tratando de uma doença que tem cura e que pode ser prevenida, vários casos de sífilis, principalmente em gestantes e em crianças, são registrados anualmente no Brasil. E em Sergipe não é diferente. A Sífilis Congênita tem no Estado registros preocupantes: Este ano, até o momento, nasceram 391 crianças com sífilis congênita, número que na avaliação de Almir Santana sinaliza uma quadro epidemiológico ainda mais grave.
Almir revela, ainda, dados dos anos anteriores: em 2019 foram 484 crianças; em 2018, 330; 318 em 2017 e em 2016 nasceram 308 crianças com sífilis. “Uma contradição está ocorrendo no Estado. Enquanto aumenta o número de gestantes e crianças com sífilis, cai o registro de casos de Sífilis adquirida, o que indica haver falha na detecção da infecção no adulto”, alertou o médico Almir Santana.
Segundo ele, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Lagarto, São Cristóvão, Itabaiana e Barra dos Coqueiros são os municípios com maior registro absoluto de casos de Sífilis em crianças e em gestantes. Acrescentou que a taxa de detecção da sífilis congênita é também preocupante em municípios menores como Arauá, Feira Nova, Santa Rosa de Lima, Riachuelo, Rosário do Catete, Divina Pastora, Pirambu e Santo Amaro das Brotas.