- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Marival Santana: um capítulo diferente na história de Simão Dias
3 de agosto de 2020 - 08:00, por Alexandre Fontes
*Ana Carolina Westrup
O ano era 2012, a cidade era Simão Dias e o ator principal foi Marival Santana, um homem que mudou a história de cinco décadas dos Valadares.
Em Simão Dias, as cinco décadas dos Valadares tiveram seu fim em 2012. Marival Santana, uma figura recente na política, foi eleito com 55% dos votos, derrotando Zé e toda a família Valadares. Um homem que estava acima do seu desafio e imprimiu uma nova história no município abençoado por Senhora Sant’ana, berço político de Sergipe.
Marival, empresário do ramo de transporte, sempre teve a sua imagem associada a muito trabalho. Como cobrador e motorista, ainda muito jovem, já era figura conhecida na cidade e nos povoados. Com muito esforço, montou a sua empresa e se dedicou a erguer o seu patrimônio e cuidar da sua família.
Amigo, simples e honesto, Marival se destacava nos grupos de discussão política quando Simão Dias ainda vivia sob o domínio dos Valadares. Sua indignação em relação a forma como os Valadares se dirigia ao povo e a falta de comprometimento com a gestão, era amplamente conhecida no município, motivo pelo qual ele foi escolhido por Jorge de Lourival e Aloizio Viana a ser a alternativa para enfrentar Zé Valadares.
E assim a história de Simão Dias começou a mudar. Enquanto na campanha de Marival ele entrava nos conjuntos e povoados sob festa, Zé Valadares se desesperava. Enquanto Marival andava de cabeça erguida, com o povo, Zé Valadares se escondia na Serra. E assim, em outubro de 2012, o resultado chega. Com 2 mil e 901 votos de frente, enfrentando tudo e todos, Marival Santana se elege como prefeito e a festa em Simão Dias toma a rua.
No seu primeiro mandato, Marival fez uma transformação. A primeira mudança veio na forma de tratar as pessoas, o respeito e o entendimento que o prefeito é funcionário do povo entram em cena. Sempre acessível e procurando dialogar com que lhe confiou a mudança, o “baixinho” recuperou a esperança e a auto-estima do cidadão e cidadã de Simão Dias. Ninguém mais precisava se humilhar para cobrar uma ação da Prefeitura, o povo passou a perceber que tinha direito e a Prefeitura obrigações.
O segundo aspecto foi na busca por projetos e ações em Brasília. Marival e o seu vice, Aloizio Viana, fizeram peregrinações com deputados e senadores sergipanos. Conseguiram um montante de recursos capaz de construir equipamentos públicos que Simão Dias nunca viu na sua história. Ginásio de Esportes, UBS, investimentos em saneamento básico e recuperação e pavimentação asfáltica e a pavimentação com paralelepípedos, construções de praças e uma série de outros projetos que seria impossível enumerar nessas páginas.
Essa reconstrução aconteceu ao mesmo tempo em que a casa era arrumada. Quando Marival entrou na Prefeitura, o caos é a palavra que mais consegue traduzir o cenário: obras paralisadas por estarem sem prestação de contas, um problema imenso com o INSS dos funcionários públicos que não foram recolhidos, a falta de certidão negativa para pleitear recursos do governo federal, além da degradação de diversos aparelhos públicos do município.
Assim, com força e determinação, Marival termina o mandato e concorre a mais um processo eleitoral. Em 2016, com 66,4% , quase oito mil votos de frente em comparação ao candidato de Valadares, Cristiano Viana, Marival assume mais um mandato nas graças do povo que sabe o que representou o passado com os Valadares.
No seu segundo mandato, os ritmos das obras não pararam. Os povoados receberam atenção especial, algumas localidades, como o Brinquinho, com a construção da Escola Municipal Modelo, a implantação do sistema de água gratuita para 460 famílias e a inauguração da Unidade Básica de Saúde, e o Triunfo, com a construção da quadra poliesportiva e a Praça que será entregue em breve, passaram por mudanças profundas.
A aliança administrativa de Marival e do governador Belivaldo Chagas trouxe para Simão Dias diversas obras importantes e mostrou a importância da Prefeitura e do Governo trabalhando juntos para o desenvolvimento.
Já chegando ao final do seu segundo mandato, Simão Dias sabe a importância que Marival Santana teve no curso da sua história, os simaodienses conhecem o seu passado triste e sabe quem ofereceu um futuro de esperança, de respeito e de oportunidade. Marival Santana construiu um novo capítulo na história de Simão Dias e na política de Sergipe, esse é o retrato de um homem público que verdadeiramente ama seu povo e se compromete com o seu lugar.
*Ana Carolina Westrup, publicitária, doutoranda em Sociologia pela UFS e professora de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe.