- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Importância dos cuidados paliativos no tratamento de câncer de cabeça e pescoço, com ênfase na deglutição
27 de maio de 2020 - 09:21, por Marcos Peris
Introdução: No mundo, o câncer é responsável pela morte de uma a cada seis pessoas, sendo a segunda maior causa mundial. Entre os Carcinomas de Cabeça e Pescoço (CCP), os de Laringe são os de maior incidência e os de Hipofaringe são relativamente raros e tem o pior prognóstico de todos os CCP’s.
A Fonoaudiologia relacionada à Oncologia vêm ganhando espaço, bem como sua participação na equipe de cuidados paliativos, que visa a humanização e integração no tratamento de pacientes sem possibilidade de cura, reduzindo os sintomas e aumentando a qualidade de vida. Este estudo visa a ampliação dos conhecimentos e a comprovação da importância dos cuidados paliativos no tratamento de CCP.
Objetivo: Descrever os cuidados paliativos no tratamento de CCP, enfatizando o trabalho com a deglutição, a partir de pesquisas em banco de dados. Método: Revisão bibliográfica com caráter descritivo-explicativo, a partir de pesquisas em bancos de dados, utilizando como critério de inclusão os artigos sobre CCP, relacionados à deglutição, além de artigos sobre cuidados paliativos.
Resultados: O paciente tratado de CCP pode apresentar, geralmente, alterações de deglutição, sendo transitórias ou permanentes, dependendo do tipo e tempo de tratamento. O tratamento da disfagia em Cuidados Paliativos é predominantemente paliativo, exigindo a atuação de uma equipe multidisciplinar, tendo o objetivo de auxiliar na alimentação e comunicação do paciente.
Conclusão: Destarte que a Fonoaudiologia possui vários métodos úteis no tratamento paliativo de pacientes com câncer, sendo as principais, a readaptação para uma alimentação segura e o desenvolvimento de métodos para melhor comunicação do paciente.
José Igo do Nascimento Santos, Tercília Costa de Araújo e Genef Caroline Andrade Ribeiro