Segurança: 7°BPM divulga balanço das ações dos últimos nove meses

6 de janeiro de 2016 - 15:50, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Na manhã desta quarta-feira (6), o 7° Batalhão da Polícia Militar realizou uma coletiva de imprensa com o objetivo de divulgar a sociedade as ações desenvolvidas pela corporação nos últimos nove meses sob o comando do Major Kleberson Pinheiro de 42 anos. Na oportunidade foram apresentadas as melhorias feitas na estrutura do prédio da guarnição, as parcerias e os projetos de segurança, além de dados sobre a violência nos dos últimos dois anos nos municípios assistidos pelo referido batalhão.

Major Kleberson Pinhieiro - Comandante do 7° BPM

Major Kleberson Pinhieiro – Comandante do 7° BPM

No início da ação, o Major Pinheiro esboçou as cidades que são assistidas pelo 7°BPM, são elas: Lagarto, Tobias Barreto, Simão Dias e Poço Verde. E prosseguiu apresentando as melhorias executadas no prédio da corporação que vão desde a reforma da fachada, passando pela revitalização da área externa, até as melhorias nas alas internas. Segundo o Major, tais ações serviram para aproximar a polícia da comunidade, como também para retirar jovens das ruas, para reforçar tais palavras, o Major lembrou que diariamente alguns adolescentes utilizam o campo de futebol do QG, antes abandonada.

“Eu recebo uma série de jovens à tarde para fazerem práticas desportivas, tirando esse pessoal das drogas porque eu tinha uma área de lazer aqui que era um local de proliferação de doença, de cobra, de rato, várias pragas e graças a Deus estou recuperando essa área e com isso eu fico muito tranquilo quando eu vejo que a maioria enxerga o nosso trabalho de maneira produtiva e de maneira positiva.” E concluiu: “Se eu sair hoje daqui, sairei muito tranquilo, sabendo que fiz o melhor que eu pude”.

No balanço também foram apresentados os eventos realizados pela corporação em prol da comunidade como a realização do Dia das Crianças e do ciclo de palestras executados nas escolas sobre violência domestica. Além disso, o mesmo explanou outras melhorias executadas pela instituição que foi a restauração dos postos policiais dos povoados Colônia Treze e Jenipapo, bem como, a condecoração da medalha de Honra ao Mérito concedida ao Sargento Rosanio e outras comendas dadas a alguns outros oficiais do batalhão.

Mergulhando no quesito segurança pública, o Major Kleberson Pinheiro ressaltou as parcerias firmadas entre o batalhão, a CDL, além de outros comerciantes e residentes do município de Lagarto que colaboram com o projeto de videomonitoramento, responsável por ampliar os olhos da polícia sobre as diversas áreas do município.

Ainda na ocasião, o Major relembrou do primeiro projeto de segurança instalado em Lagarto que foi a subdivisão das regiões do município visando uma melhor distribuição e cobertura policial nas áreas que necessitavam de maior policiamento, com um foco especial no centro comercial e financeiro.

Dados sobre a violência na área assistida pelo 7°BPM

Após apresentar as melhorias e os primeiros passos da corporação ao assumir o comando do batalhão, o Major encerrou a coletiva apresentando dados sobre ocorrências registradas pela corporação nos anos de 2014 e 2015.

Segundo o gráfico exposto, em 2015 houve um aumento significativo nas apreensões das armas de fogo que partiram de 48 casos em 2014, para 62 em 2015. Em contrapartida, o Major reconheceu que não se deve comemorar porque há um aumento latente da violência em simultaneidade com o aumento do número de apreensões.

Além disso, houve um aumento nas denúncias de violência doméstica que saiu dos 212 para 289 em 2015. Na ótica do Major Pinheiro, esse aumento nas denúncias se devem as intensas campanhas de conscientização contra a violência doméstica.

Outro dado que chamou a atenção foi o aumento no numero de homicídios nas cidades assistidas pelo 7° BPM, o registro saltou de 21 para 29. Mas segundo o Major, esses números não devem preocupar a população lagartense porque o local de maior incidência de homicídios é o município de Tobias Barreto.

“Hoje o ponto nefrálgico no que se refere a homicídios, não está em Lagarto por incrível que pareça. Lagarto é uma cidade maior que Tobias Barreto, vizinha a Itabaiana, muito perto a Estância que tem um histórico alto de homicídios, no entanto, Lagarto tem uma incidência menor que tais municípios (…). Tobias Barreto hoje é o calcanhar de Aquiles porque ele faz parte daquela região que é fronteiriça com regiões da Bahia que existe uma total ausência do poder público, então muitos dos marginais [oriundos dessas regiões da Bahia] migram para o Tobias Barreto, praticam o seu delito e às vezes muitos vêm fugidos de lá e acabam abatidos em Sergipe”, explicou o Major Pinheiro.

Antes de encerrar a apresentação do balanço, e ainda tratando sobre as vítimas de homicídio, o comandante de 7°BPM frisou que não se deve aplaudir porque um meliante foi morto. Na sua perspectiva deve-se analisar o contexto social de cada indivíduo antes do prévio julgamento.

“Se formos analisar o perfil das vítimas de homicídio tanto em Lagarto como em Tobias Barreto, se vocês fizerem uma pesquisa, vocês verão que mais de 90% das vítimas tinham ou tem algum envolvimento. O que eu quero dizer é que a gente não pode chegar e aplaudir porque ‘ah! Morreu um vagabundo’, antes de tudo morreu uma pessoa que infelizmente se desviou ou já tinha uma vida pregressa não condizente com a vida de um cidadão de bem”, concluiu o comandante Pinheiro.

Confira os gráficos:

Gráfico 1

Gráfico 1

Gráfico 2

Gráfico 2

 

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br