- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Inscrição para PSS da Ebserh frente à pandemia do COVID-19 termina nesta segunda
6 de abril de 2020 - 10:28, por Marcos Peris
Encerram-se nesta segunda-feira, dia 6 de abril de 2020, as inscrições para o Processo Seletivo Emergencial Nacional de profissionais de nível superior e técnico para atuação temporária no enfrentamento da Covid-19 nos hospitais da Rede Ebserh, incluindo o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS). Os profissionais selecionados poderão ser convocados para atuar no hospital de sua escolha no momento da inscrição, de acordo com a necessidade de cada unidade.
As inscrições deverão ser feitas via internet até às 22 horas desta segunda-feira no endereço eletrônico http://www.ebserh.gov.br/ (Processo Seletivo Emergencial 01/2020), mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, anexação de Currículo, Diploma e documentação comprobatória dos Títulos e Experiência Profissional.
O processo seletivo, que poderá convocar aproximadamente 6 mil profissionais para os hospitais universitários do país, foi aberto na quarta-feira, dia 1° e dois dias depois de publicado o edital já tinham sido inscritos mais de 120 mil candidatos. A Ebserh ressalta no entanto que o número de inscritos para as especialidades Medicina de Emergência, Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva ainda não atende as necessidade da rede.
“Serão, aproximadamente, 900 vagas para essas especialidades, mas, até o momento, a procura tem sido baixa e sabemos que a contratação desses profissionais também será imprescindível para garantir o atendimento ao maior número possível de pacientes com Covid-19”, explica o diretor de Gestão de Pessoas da empresa, Rodrigo Barbosa.
Ainda de acordo com o diretor, recém-formados também poderão participar, já que há vagas para o cargo de médico sem especialização. Além dos salários, os profissionais contratados receberão todos os benefícios concedidos aos funcionários efetivos, como auxilio alimentação e auxilio transporte. Além disso, farão jus ao adicional de insalubridade, que será pago de acordo com o que prevê a CLT.
A Ebserh informa que até o dia 15 de abril uma parte dos profissionais já estará contratada e trabalhando nos hospitais universitários. Os profissionais atuarão no enfrentamento à Covid-19 e garantirão ainda a reposição de trabalhadores que, por ventura, venham a se ausentar. A seleção é de caráter urgente e temporária, apenas enquanto durar o estado de calamidade decretado pelo governo, não impactando os concursos públicos para a estatal em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais.
Apesar de estar com dois concursos em andamento, com início de contratação prevista para maio deste ano, a Ebserh precisou recorrer a mais uma modalidade de contratação para atender às imediatas demandas no combate à Covid-19.
Atuação da Rede Ebserh
Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.
Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
*Com dados da Coordenadoria de Comunicação Social Ebserh