- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
SEMOP adquire novos equipamentos visando a segurança municipal
4 de janeiro de 2016 - 11:32, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Nesta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (SEMOP), através do secretário Kércio Pinto, anunciou a equipe do Portal Lagarto Notícias a aquisição de novos equipamentos para a Guarda Municipal e DTTU. Estes serão entregues ainda neste mês de janeiro.
A SEMOP adquiriu no final do ano de 2015 três sinalizadores audiovisual digital (tipo giroflex), esses serão utilizados em dois veículos do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), e um da Guarda Municipal durante as abordagens realizadas pelos agentes de trânsito e de segurança.
Já para fortalecer o poder de ação dos guardas municipais, a SEMOP investiu cerca de R$ 14.165,49 na aquisição do dispositivo elétrico incapacitante SPARK e seus acessórios. O kit Spark é composto por uma pistola Taser, que emite impulsos elétricos, três chaves neutralizadoras, três cartuchos 6m, dois conjuntos de porta-baterias, um carregador e uma maleta. Somente o referido kit custou R$ 12.620,56.
Enquanto os acessórios são compostos por: dois MSK 106 (cartuchos de lançamento de dardos energizados 6m), três CK 60 (porta cartucho em nylon com capacidade para duas munições), quatro DK-200 (Data kit + Pen Drive), este último consiste num equipamento de GPS que será destinado a coletar dados dos 1000 últimos disparos provenientes dos dispositivos elétricos incapacitantes Spark.
Para o secretário municipal da ordem pública, Kércio Pinto, o DK-200 servirá para a realização de relatórios visando moldar os mesmos em laudos técnicos. “Estamos adquirindo dois GPS para que em todos os acidentes, ele nos forneça a área georeferênciada de onde ocorreu o acidente. Daí vamos fazer tipo um laudo, a lei não fala em laudo, fala em relatório, mas dentro desse relatório nós vamos moldá-lo para futuramente o transformar em laudos e também porque quando a lei começar a pedir laudos, os nossos agentes já estejam capacitados”, explicou Kércio Pinto.
Além desses e outros equipamentos que compõem os novos armamentos da GML, coletes à prova de balas também serão entregues a guarnição atualmente composta por 13 soldados. Por enquanto a SEMOP não anunciou a compra de novas viaturas, mas afirmou que realizará o leilão no próximo dia 13 de janeiro e com o recurso proveniente do mesmo dará início a aquisição de novos veículos para a corporação.
Segundo a justificativa oficial tais aquisições contribuem para a promoção da segurança, prevenção da criminalidade nos entornos das escolas, praças, prédios públicos, centro comercial e bairros periféricos de Lagarto no exercício de proteção executado pela Guarda Municipal. Ainda segundo o documento, tais equipamentos proporcionarão uma melhor identificação da viaturas dos agentes públicos, adequando-se as normas de segurança exigidos em lei.