- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Monitor da Violência registra queda de homicídios dolosos na cidade de Lagarto
19 de dezembro de 2019 - 17:12, por Redação
Portal Lagarto Notícias
Na última segunda-feira, (16), o Portal G1 divulgou a nova edição do Monitor da Violência no estado de Sergipe, que confirma a diminuição dos homicídios dolosos na cidade de Lagarto. Os dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública de Sergipe, indicam que em 2019, Lagarto registrou redução de homicídios em até 80% nos últimos 3 anos.
O Monitor da Violência é feito a partir da analise dos números de homicídios em todo o país em 2019. Neste ano, Lagarto obteve o menor número de homicídios, comparado a 2016, 2017 e 2018. O mês de 2019 em que mais houve homicídios no município de Lagarto foi em fevereiro, com 6 mortes, mas em contrapartida, janeiro e outubro não registraram nenhum assassinato.
Além da cidade de Lagarto, o Monitor da Violência divulgado periodicamente pelo Centro de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe registrou queda em todo o estado de Sergipe. Esse projeto de divulgação do Monitor da Violência é uma parceria com o Fórum Brasileiro da Segurança Pública e o Núcleo de Pesquisas da Violência da USP.
Com ponto positivo, Sergipe está entre os estados que, até o mês de setembro, registrou uma diminuição em torno dos 24% a 35,9% nos crimes violentos letais intencionais, que é a reunião de homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Nos nove primeiros meses do ano e no comparativo com 2018, pelo menos 184 vidas foram preservadas em Sergipe, no período.
De acordo com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a diminuição se dá devido ao patamar de mortes atipicamente alto em 2016, observou-se uma redução das mortes no último ano. A explicação plausível é que isso passa pelo amadurecimento da reorganização do trabalho policial levada a cabo desde 2015, e desde então passou a promover maior articulação das agências policiais, uso de indicadores estatísticos e análise criminal para a construção registros locais sobre a violência.
A nível nacional, a queda de homicídios é de 22% e de acordo com Bruno Paes Manso, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, ao analisar o registro de queda, que já se mantém desde 2018 foi importante ressaltar que isso é fruto de políticas públicas aplicadas pelos governos estaduais, principalmente do Norte e do Nordeste.
Com dados da Secretaria de Segurança Publica (SSP)