- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Escritor natural de Lagarto ganha troféu do Prêmio Mário Jorge de Poesia
29 de novembro de 2019 - 08:16, por Redação
Portal Lagarto Notícias
Na última terça-feira, (26), o escritor lagartense Assuero Cardoso foi premiado na 2ª edição do Prêmio Mário Jorge de Poesia, idealizado para homenagear o poeta Mário Jorge. O prêmio foi promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
Assuero foi premiado pelo seu poema ‘Das Cinzas’ que encantou o juri da premiação. Segundo o poeta, a poesia teve como inspiração o atual cenário político do país. “A inspiração deste poema veio da indignação sócio-política, deste momento em que o nosso país passa. Misturo no texto carnaval e miséria, alegria e desilusão, riqueza e fome. O povo se enganando por cinco dias e enganado o resto do ano. ‘Das Cinzas’ fala sobre isso” explicou Assuero.
Escritor desde pequeno, Assuero fala que é encantado pela poesia e por tudo que ela transmite. ” Desde os 12 anos que eu escrevo, e já nesta época sempre gostei de ler, de revistas em quadrinhos a literatura de cordel, de prosa à poesia. O hábito de ler e conhecer melhor o mundo foi meu grande incentivador” destacou.
Além da poesia de Assuero, o Prêmio Mário Jorge de Poesia premiou mais 4 poetas: Airton de Souza, Genivaldo Gonçalves, Dayana Ferreira e Estácio Bahia. Feliz com o troféu Passaro Azul da premiação, o escritor lagartense dedicou a conquista a sua cidade natal. “Ser um dos grandes vencedores deste prêmio foi mais uma conquista, um reconhecimento de que estou no caminho certo daquilo que gosto de fazer que é escrever. Dedico a Lagarto, cidade que amo muito” comemorou Assuero.
Além da intenção de manter o poeta Mario Jorge vivo diante da poesia, esse premio é a criação de um espaço para incentivar e fomentar a arte da poesia. “Como uma fundação de cultura nós temos a obrigação de abraçar a cultura, todas as suas vertentes e expressões artísticas. O Mário Jorge tem o nome marcado na poesia brasileira, então homenageá-lo através de um prêmio é uma função cultural da Funcaju e encaramos com a relevância que merece para a valorização do artístico” explicou o Diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan.
Em homenagem ao poeta Mário Jorge e toda sua importância para a literatura sergipana, a 2ª edição do prêmio contou com 153 poesias inscritas, o maior número até então. Todo o projeto busca captar a essência do universo que permeia a obra de um dos poetas mais icônicos do estado.