Prefeitura estaria criando dificuldades para obra da Adutora do Piauitinga em Lagarto

4 de setembro de 2019 - 12:06, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A população de Lagarto pode sofrer com o problema de abastecimento de água nos próximos anos, motivada por questões políticas liderada pela prefeita Hilda Ribeiro (SD) e o deputado federal Gustinho Ribeiro (SD).

Segundo informações, o casal de políticos estaria criando dificuldades para o início da obra de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Integrado Piauitinga (Adutora do Piauitinga), no município de Lagarto.

Uma reunião estaria ocorrendo na manhã desta quarta-feira (4), entre a Prefeitura de Lagarto e a construtora responsável pela obra, com o objetivo de debater o andamento da obra.

Os recursos da obra foram assegurados em Brasília, através do empenho do deputado federal Fábio Reis (MDB), adversário político do casal, e quando pronta deve beneficiar cerca de 200 mil habitantes de Lagarto e da região Centro-Sul do estado.

A autorização para o início da obra ocorreu no dia 30 de julho, através de reunião entre Fábio Reis, o governador Belivaldo Chagas (PSD), o superintendente da Caixa Econômica, Diego Carraro, e o diretor de Operação e Manutenção da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Anderson.

Na oportunidade foi apresentado o documento do  ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, enviando via e-mail emitindo a Autorização de Início de Objeto (AIO), relativa à 2ª Etapa do Termo de Compromisso firmado com o Governo de Sergipe, solicitando a notificação via Caixa para a adoção de providências para o imediato início das obras.

Prefeitura

Diante da possibilidade do possível embargo da obra por parte de Hilda/Gustinho, à reportagem do Portal Lagarto Notícias entrou em contato com responsável pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Ítalo Duarte, mas não obteve sucesso nas ligações. Também foi realizada tentativas com o Secretário de Obras, Márcio Vinicio, mas sem êxito.

Histórico 

Os recursos financeiros para a realização da obra foram garantidos em 2018 por Fábio Reis. A obra, orçada em R$ 83,5 milhões, possui os recursos garantidos por meio de contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal e foi licitada há um ano.

Cerca de 200 mil pessoas serão beneficiadas só em Lagarto. “A atual rede de abastecimento de Lagarto é para 50 mil habitantes. Hoje, temos mais que o dobro. Com a ampliação, o abastecimento de água no município será duplicado, além de reforçar os sistemas de abastecimento nos municípios de Simão Dias e Riachão do Dantas”, finalizou o parlamentar.

Adutora do Piauitinga

A obra de ampliação da Adutora do Piauitinga é orçada em R$ 83,5 milhões e integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto contará com 46,6 km de adutoras, uma captação, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), um reservatório de distribuição com capacidade de 2.000 m³ e 14.436 ligações prediais.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br