- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Riachão: Simone 56,61%; Manuela 36,56% e Pedro 6,82%; diferença atinge 2.565 votos
1 de setembro de 2019 - 11:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A candidata do PCdoB, Simone de Dona Raimunda, venceu a eleição suplementar para a Prefeitura Riachão do Dantas, na região Centro-Sul de Sergipe, com 56,61% dos votos válidos. A eleição ocorreu durante este domingo, 1º de setembro.
Simone e o vice Galego do Samba (PSD receberam 7.243 votos, contra 4.678 votos (36,56%) da principal concorrente, a candidata Manuela Costa, do Partido Social Cristão (PSD). A diferença entre as duas votações foi de 2.565 votos.
O terceiro nome na disputa, o prefeito interino Pedro da Lagoa (PT), obteve apenas 873 ou 6,82%.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, compareceram às urnas 13.483 eleitores, correspondendo a 83,50% dos eleitores de Riachão. 143 pessoas votaram em branco e 546 nulo.
A eleição foi encerrada às 17h de domingo, e o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral às 19h32min. A cidade recebeu um reforço policial, para garantir a segurança durante a votação.
As eleições foram conduzidas pela 4a Zona Eleitoral, que tem sede em Boquim, sendo instalados 22 locais de votação no município, com um total de 55 urnas eletrônicas distribuídas nas seções eleitorais, com outras 11 reservas para serem utilizadas em caso de ocorrer problemas em outras urnas.
Conheça o perfil da nova prefeita de Riachão do Dantas
Idade – 40 anos
Escolaridade: superior completo
Foi candidata a prefeita em 2016
Foi secretária municipal de Assistência Social
Vice – Galego da Samba (PSD)
Coligação – Por Uma Questão de Justiça ( PC do B e PSD)
A eleição suplementar ocorreu no município após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manter em maio deste ano as cassações dos mandatos da prefeita de Riachão do Dantas, Gerana Gomes Costa Silva (AVANTE) e do vice-prefeito, Luciano Goes Paul (PSB).
Os políticos foram cassados por divulgar pesquisa eleitoral proibida e tendenciosa, sem registro na Justiça Eleitoral, na véspera do pleito de 2016, por meio de exemplares de jornal, durante evento de campanha. O primeiro turno da eleição daquele ano ocorreu em 2 de outubro.
Desde o afastamento, assumiu interinamente a gestão de Riachão do Dantas, Pedro Santos Oliveira (PT).
Confira o depoimento da prefeita eleita:
Hoje é um dia de vitória e alegria para o povo da minha querida e amada cidade de Riachão do Dantas, por meio da vontade divina, dos amigos e amigas, fui eleita prefeita para cuidar das pessoas e do destino do nosso município.
Quero agradecer pelos votos que foram confiados a mim e ao nosso fiel e companheiro vice-prefeito Galego da Samba.
Deus nos abençoe e muito obrigada!
Simone de D. Raimunda
Prefeita eleita de Riachão do Dantas