- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Penúltimo do ano: Campanha Tainah Santos colabora com o serviço de doação de sangue no Hemose
22 de dezembro de 2015 - 08:34, por Marcos Peris
Cinquenta e quatro doações de sangue foi o saldo contabilizado pelo serviço, do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) no sábado, 19. Destes, pelo menos quinze, foram participante da campanha ‘Amigos de Tainah’ oriunda do município de Lagarto, com a adesão de estudantes e a comunidade geral.
“O grupo solidário foi formado por familiares e amigos que tem como missão ajudar o tratamento da nossa garotinha. Percebemos a necessidade de ajudar a família, então iniciamos a mobilização na cidade através da mídia e das redes sociais. Logo começamos receber o apoio de jovens estudantes e moradores da cidade que se solidarizaram com a situação”, explicou Rosália Araújo dos Santos, que coordenou a ação.
De acordo com a assistente social do Hemose, Rozeli Dantas, as campanhas realizadas pelos grupos de Lagarto, ao longo dos últimos cinco meses foram positivas pela corrente de solidariedade para ajudar o tratamento de Tainah e também para divulgação dos serviços de doação de sangue e o cadastro de medula óssea realizados na unidade.
“Diariamente recebemos o contato de grupos voluntários para agendar campanhas internas e externas. Esse desejo surge de várias maneiras em função do familiar que está com uma cirurgia de grande porte agendada, um acidente ou uma enfermidade grave que necessita de transfusão sanguínea regular. É muito gratificante percebermos que a população está mais participativa”, comentou Rozeli.
Dentro das ações de reforço do estoque de sangue para o final do ano, o Hemose recebeu as campanhas, Projeto Salve +1, Escola Abdias Bezerra de Ribeirópolis, Universitários Sangue Bom, Infante – ‘Vigilante Sangue Bom’, Associação Gloriense de Doares de Sangue de Nossa Senhora da Gloria, Igreja Adventista de Lagarto e Colégio Estadual Professore Fernando Azevedo do município de Nossa Senhora das Dores. As iniciativas fazem parte do trabalho que a gerência de Captação de Doadores do Hemocentro realiza com várias instituições das iniciativas, pública e privada.
Critérios para doar
Podem doar sangue pessoas com boa saúde e idade entre 16 e 69 anos. Menor de 18 anos doa somente com autorização dos pais ou responsáveis. É preciso pesar acima de 50 quilos e portar documento de identidade original com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada três meses e a mulher, a cada quatro meses. Mais detalhes sobre os serviços através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.