- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Ano da Misericórdia é aberto na cidade de Lagarto
21 de dezembro de 2015 - 15:24, por Marcos Peris
Na noite do último domingo (20), católicos de diversas paróquias da Diocese de Estância, participaram na cidade de Lagarto, da abertura do Ano da Misericórdia, criado pelo papa Francisco.
Convocado pelo líder da Igreja Católica, o Ano extraordinário como está sendo chamado pelos católicos, foi aberto oficialmente no último dia 8 de dezembro, na Basílica de São Pedro no Vaticano.
Em Sergipe, as duas dioceses e arquidioceses também celebrarão o ano jubilar.
A solenidade religiosa foi realizada no Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto, com as presenças do bispo da Diocese de Estância, Dom Giovanni Crippa, I.M.C., e boa parte do clero diocesano.
A matriz de Lagarto será até o dia 20 de novembro de 2016, a sede diocesano de peregrinação do Ano Jubilar da Misericórdia.
Entenda o que significa o Ano da Misericórdia para os católicos:
“Sede misericordiosos como o Pai”. Este será o lema do Ano da Misericórdia que tem início no dia 8 de dezembro desde ano, na solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá em novembro de 2016.
O Ano extraordinário foi convocado pelo pontífice durante celebração da penitência, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Naquela ocasião, ele destacou. “Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho. Por isso decidi proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse Francisco.
A iniciativa do papa convida ainda os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o Sacramento da Reconciliação. De acordo com comunicado da Santa Sé, a abertura do jubileu irá acontecer no 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II e, “adquire um significado particular, impelindo a Igreja a continuar a obra começada pelo Vaticano II”.
O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, responsável pela organização das celebrações deste jubileu, recorda em nota oficial que o papa Francisco tinha afirmado no início de 2015 que se vivia “o tempo da misericórdia”. O lema episcopal do papa Francisco é ‘miserando atque eligendo’, que recorda passagem do Evangelho de São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”. (Fotos: Frank Silva)