- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Rota da Tocha: chef do Sertão representará Sergipe
21 de dezembro de 2015 - 04:59, por Alexandre Fontes
Por Tanuza Oliveira
No próximo ano, tem olimpíadas. Mas a movimentação em torno dela já começou faz tempo. Uma das ações é a Rota da Tocha, que irá percorrer o trajeto oficial do revezamento da tocha em busca de histórias de pessoas que fazem algo fora do comum.
Em Sergipe, uma dessas pessoas é Timóteo Domingos, o “chef do Sertão”, de Canindé de São Francisco. Para ele, é uma honra fazer parte do projeto. “Serei o primeiro cozinheiro da história a participar do revezamento da tocha olímpica. Felicidade que não tem tamanho”, define Timóteo.
Ele é o criador do conceito “Gastrotinga”, que insere na gastronomia tradicional os elementos da caatinga. “Ser indicado para revezar a tocha é uma grande conquista e reconhecimento. Uma emoção imensurável, pois isso é fruto da minha luta e da minha dedicação ao projeto que defendo”, comemora o chef.
Além disso, uma receita dele será servida aos convidados oficiais de dez países nos jogos do Rio 2016: a cocatus, uma cocada de cacto que surpreende pela leveza do sabor. “Essa indicação é a concretização da gastrotinga. Eles acreditaram na importância de se ter um conceito que represente esse bioma relevante para a a cultura local”, analisa Timóteo.
A rota da tocha é composta por cerca de 300 cidades, começará por Brasília e será finalizada no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, quando começam os jogos. A tocha percorrerá 28 km e seguirá pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.
De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha em todo o País, em percursos de até 200 metros. Além de Timóteo, o esportista Antônio Vilmar e a jornalista Dami Alves, de Canindé, também representarão Sergipe no projeto.