- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Número de atendimento no HU de Lagarto chega a 679 pacientes
10 de julho de 2019 - 05:23, por Marcos Peris
Nesse feriadão da emancipação política do estado, o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) acolheu e prestou atendimento a 679 usuários. E realizou 51 internações para as áreas de Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Neurologia Pediátrica.
Deste total de 679 usuários, 183 foram atendimentos de urgência e emergência, o que representa 26,95% do total. E 496 foram atendimentos de baixa complexidade, o que representa 73,04% do total.
De acordo com a classificação para atendimento adotada pelo hospital, desse total de 679 usuários atendidos no fim de semana prolongado, 62 foram classificados como azul ou branco (não urgente), 434 como verde (pouco urgente), 151 como amarelo (urgente), 28 como laranja (muito urgente) e 4 como vermelho (emergência).
Outro setor muito demandado no final de semana foi o chamado eixo-crítico, que compreende as Alas Vermelha e Amarela da unidade hospitalar, que ultrapassou a sua capacidade devido ao grande número de pacientes em situação grave de atendimento, necessitando de atenção e cuidado por um tempo maior. Situação essa, que terminou impactando também no tempo de atendimento de porta.
Primeiro semestre 2019
Considerando os primeiros seis meses deste ano, o número de atendimentos oferecido à população pelo Hospital Universitário de Lagarto chegou a 31. 312 usuários. Desse total, 8.988 foram atendimentos de urgência e emergência, o que representa 28,70% do total. E 22.324 foram atendimentos classificados como de baixa complexidade, o que representa 71,29% dos usuários atendidos no primeiro semestre pelo HUL.
Devido ao aumento significativo do número de atendimentos ao longo deste ano, a unidade hospitalar informa que o tempo de espera para atendimento de pacientes classificados como de baixa complexidade – ou seja, não urgentes – tem sido maior em alguns dias.
Para evitar eventualmente uma espera ou desconforto maior até a prestação do atendimento, a unidade hospitalar observa que os pacientes sem maior gravidade ou não urgentes também poderão ter como referência UPAs ou UBSs que estejam ofertando serviços em seus respectivos municípios ou localidades. O HUL foi pactuado na Rede de Atenção à Saúde do estado para realizar atendimento de Urgência e Emergência na Região Centro Sul de Sergipe.