- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Clareamento dental: O que o leitor precisa saber!
14 de junho de 2019 - 15:50, por Erik
Por Dr. Erik Barros
Vocês sabem como é feito e como funciona um clareamento dental? Conhece todos os tipos de clareamento? Venho trazer aqui, um informativo completo para você buscar o clareamento dental com segurança e responsabilidade.
O que é clareamento dental?
É a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, ou promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos.
Como é feito o clareamento dental?
Pode ser feito de duas maneiras: Procedimento realizado no consultório, ou através do método caseiro, onde o paciente leva o material para casa e utiliza conforme recomendação. Vale ressaltar que o clareamento caseiro é realizado sob acompanhamento semanal do Cirurgião-Dentista.
As duas técnicas juntas, funcionam?
Há essa possibilidade de utilizar as duas técnicas para obter um resultado mais rápido e satisfatório. Porém só é necessário realizar através da recomendação e avaliação do dentista para não acabar exagerando e danificando o esmalte do dente.
Com relação ao ‘‘clareamento a laser ’’, ele é mais eficaz?
Não existe ‘‘ clareamento a laser ’’, o que ocorre é que no procedimento de clareamento, utilizamos agentes químicos oxidante que demoram minutos para agir e potencializar o tratamento, com isso se utilizarmos o LED (Mais conhecido como ‘‘ laser ’’ ele irá ativar o gel clareador e oxidar os pigmentos dos dentes através dos tubos de dentina no curto espaço de tempo, ou seja, o procedimento é realizado em menor tempo.
Todos podem realizar o procedimento de clareamento?
Não. O procedimento é contra-indicado em pacientes menores de 15 anos, mulheres grávidas, pacientes com cáries, restaurações defeituosas ou problemas na gengiva, pessoas com expectativas além da realidade, pessoas alérgicas aos complementos do agente clareador.
Se eu fizer clareamento dental, meus dentes vão ficar bem branquinhos?
Infelizmente o que muitos pacientes não sabem, cada pessoa tem um tipo de escala de cor (sendo classificada em: croma, matriz, valor…), então o procedimento é apenas para clarear e devolver a cor original do dente que foi comprometida por pigmentações, com isso não será possível obter um resultado além da cor original.
(Escala de cor)
Cuidados durante a realização do clareamento dental:
Alimentos coloridos ou bebidas com corantes devem ser evitados, visto que o produto age durante alguns dias após aplicação. O paciente precisa evitar esses produtos que causam manchas, para que possamos obter um resultado desejado.
Receitas caseiras para clarear dentes, funcionam?
NEGATIVO! Os produtos utilizados para realização do procedimento de clareamento dental são: Peróxido de Hidrogênio e Peróxido de Carbamida. Algumas receitas caseiras como carvão ativado, bicarbonato de sódio, não realizam o clareamento dental. Eles até podem remover as manchas dos dentes (mesma ação dos cremes dentais clareadores), mas também desgastam o esmalte, pois são substâncias abrasivas sendo expressamente contraindicadas.
Não faça que sua expectativa, vire um fracasso!
Clareamento Dental, somente com supervisão do Cirurgião-Dentista.
Erik Vinicius Barros Guedes / CRO-SE 3038