- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
TSE mantém cassação de Gerana Costa em Riachão do Dantas
23 de maio de 2019 - 10:34, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Em sessão plenária na manhã desta quinta-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, a cassação da prefeita afastada de Riachão do Dantas, Gerana Costa (Avente) e do vice-prefeito Luciano Goes (PSB).
O TSE julgou Ação Cautelar e todos os ministros do órgão seguiram o voto do relator do processo, ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. A medida remete a uma pesquisa eleitoral manipulada divulgada no pleito de 2016 pela coligação da então candidata Gerana Costa.
Com a decisão, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) deverá marcar a data para a realização da eleição suplementar no município, e até o pleito, Riachão do Dantas permanece sendo administrado pelo vereador Pedro da Lagoa (PT).
Entenda o caso
Segundo a denúncia impetrada contra a chapa, a então candidata utilizou-se de um jornal de circulação local para divulgar uma falsa pesquisa, que lhe dava um percentual de votos acima da realidade, o que, para o Ministério Público, serviu para induzir o eleitor às vésperas das eleições municipais. Sendo que a divulgação da mesma ocorreu mesmo com a proibição da Justiça Eleitoral.
Além disso, como os embargos foram rejeitados, Gerana e seu vice-prefeito, Luciano Goes (PSB), estão inelegíveis pelos próximos seis anos. Uma vez que a condenação de perda dos direitos políticos, de oito anos, começa a contar de 2016.