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Comissão de vereadores de Lagarto visita Hospital Universitário
9 de maio de 2019 - 08:57, por Marcos Peris
Na manhã desta quarta-feira, 8, uma comissão formada por vereadores da Câmara Municipal visitou o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) local, oportunidade em que conheceram melhor o funcionamento da unidade, as suas instalações e o volume de atendimento que tem sido recorrente nos últimos meses na unidade hospitalar.
A comissão foi composta pelos vereadores Washington, Creusa do Oiteiros, Marta da Dengue, Gilberto da Farinha e Amilton Fontes, que faz parte da Comissão de Saúde, Educação e Assistência da Câmara Municipal de Lagarto.
“O que se objetiva é uma parceria no sentido de entendermos melhor o funcionamento do hospital, as suas potencialidades, dificuldades e limitações, para que possamos nos posicionar melhor quanto às demandas que chegam na câmara por parte da população”, destacaram os parlamentares.
O gerente de Atenção à Saúde e superintendente em exercício do hospital, professor Manoel Cerqueira Neto, ressaltou durante a visita que o HUL tem cumprido com o seu papel enquanto hospital porta aberta de Urgência e Emergência, ofertando à população um atendimento diário e crescente.
“A visita é bem-vinda, permite um diálogo com representantes da população e oportuniza a que possamos mostrar o esforço que temos empreendido para atender da melhor forma a população de Lagarto e região”, observou. “Vale ressaltar que somente neste mês de abril nós atendemos 6.135 usuários, fizemos 403 internamentos, além da realização de 16.744 exames laboratoriais e 2.566 exames de imagens (Raio-x e Ultrassom)”, comentou. Desse total de 6.135 usuários atendidos em abril, 71% (4.356) foram classificados como de baixa complexidade.
Vocacionado e pactuado no âmbito da Rede de Atenção à Saúde para prestar atendimento de Urgência e Emergência na região Centro Sul de Sergipe, a média de atendimentos prestados a pacientes de baixa complexidade nos dois últimos trimestres (último de 2018 e primeiro de 2019) foi de 69,58% (20.935 pacientes não urgentes), de um total de mais de 30 mil atendimentos realizados nos últimos seis meses.
Para evitar uma espera ou desconforto maior até a prestação do atendimento, a unidade hospitalar lembra que os pacientes sem maior gravidade ou não urgentes também poderão ter como referência UPA’s ou UBS’s que estejam ofertando serviços em seus respectivos municípios ou localidades.
Também participaram da recepção aos parlamentares o chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUL, Marcos Henrique dos Santos; e o responsável pela Unidade de Monitoramento e Avaliação, Sidicley Moura Barros.
“É de fundamental importância que a população seja esclarecida sobre o fluxo prioritário de atendimento a Urgências e Emergências na unidade”, comentou Marcos Henrique. “A comissão de vereadores tem sua importância nessa ação, na medida em que conhece e contribui para esclarecimentos junto à população acerca do papel dos vários entes que compõem a Rede de Atenção à Saúde local”, disse.
Acolhimento e classificação
De acordo com o protocolo assistencial de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) adotado pelo HUL e preconizado pelo Ministério da Saúde, a prioridade está relacionada à gravidade de cada caso. Quem mais precisa, os casos mais urgentes são atendidos primeiro. Os casos mais leves ou menos graves são atendidos em seguida. O ACCR utiliza um sistema de cores para organizar o atendimento e acolher a todos os usuários que procuram a unidade hospitalar.
Aos usuários com condição de saúde mais grave é atribuída a cor vermelha (EMERGÊNCIA) e o atendimento médico é realizado imediatamente; os casos muito urgentes recebem a cor laranja (MUITO URGENTE); os casos urgentes, a cor amarela (URGENTE); já aqueles que recebem a cor verde (POUCO URGENTE) e azul (NÃO URGENTE) são casos de menor gravidade.