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Procura por atendimento no HUL no feriadão de Páscoa chega a 589 pacientes
24 de abril de 2019 - 09:26, por Marcos Peris
No feriadão de Páscoa o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) acolheu e prestou 589 atendimentos. Desse total, 429 foram considerados atendimentos de baixa complexidade (classificação branca, azul e verde), ou seja, não urgentes, o que representa 72,83% dos atendimentos realizados no final de semana pela unidade hospitalar.
De acordo com o acolhimento e classificação de risco adotado pelo hospital, do total de 589 atendimentos no feriadão, 13 foram classificados como branco, 26 como azul, 390 como verde, 140 como amarelo, 15 como laranja e 5 como vermelho. Também foi substancial o número de internações, que chegou a 43 para as áreas de Ortopedia, Clínica Geral, Pediatria e Clínica Médica.
Vocacionado e pactuado no âmbito da Rede de Atenção à Saúde do estado para prestar atendimento de Urgência e Emergência na região Centro Sul de Sergipe, a média de atendimentos prestados a pacientes de baixa complexidade nos dois últimos trimestres (último de 2018 e primeiro de 2019) foi de 69,58% (20.935 pacientes não urgentes), de um total de mais de 30 mil atendimentos realizados nos últimos seis meses.
Para evitar uma espera ou desconforto maior até a prestação do atendimento, a unidade hospitalar observa que os pacientes sem maior gravidade ou não urgentes também poderão ter como referência UPAs ou UBSs que estejam ofertando serviços em seus respectivos municípios ou localidades.
Protocolo de classificação
De acordo com o protocolo assistencial de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) adotado pelo HUL e preconizado pelo Ministério da Saúde, a prioridade está relacionada à gravidade de cada caso. Quem mais precisa, os casos mais urgentes são atendidos primeiro. Os casos mais leves ou menos graves são atendidos em seguida. O ACCR utiliza um sistema de cores para organizar o atendimento e acolher a todos os usuários que procuram a unidade hospitalar.
Aos usuários com condição de saúde mais grave é atribuída a cor vermelha (EMERGÊNCIA) e o atendimento médico é realizado imediatamente; os casos muito urgentes recebem a cor laranja (MUITO URGENTE); os casos urgentes, a cor amarela (URGENTE); já aqueles que recebem a cor verde (POUCO URGENTE) e azul (NÃO URGENTE) são casos de menor gravidade.