- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Moradores de Lagarto e de 61 municípios pagarão mais caro pela energia elétrica
23 de abril de 2019 - 09:20, por Marcos Peris
A tarifa da energia elétrica em Sergipe foi reajustada em 3,04%, com efeito médio para o consumidor de 2,80%. É o que informa a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Energisa é a empresa que atende 778,9 mil unidades consumidoras localizadas em 62 municípios do estado de Sergipe.
Segundo a Anael, o índice de reajuste da Energisa Sergipe foi impactado pelo aumento do valor da energia das usinas cotistas, e pela compensação dos valores de compra de energia não considerados no valor médio concedido na tarifa (CVA Energia) definida no último processo tarifário. A bandeira tarifária contribuiu para reduzir em 4,55% o índice final do reajuste da Energisa Sergipe.
O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).