- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Campanha de jovens adventistas de Lagarto colabora com doação de sangue
15 de dezembro de 2015 - 10:19, por Marcos Peris
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 96 cadastros de voluntários e um saldo de 69 doações de sangue efetivadas no sábado, 12. Entre as colaborações, jovens que integram os Clubes Desbravadores, Gigantes de Rapina e Vida Marinha, todos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do município de Lagarto; além de doadores fidelizados ao serviço.
A campanha, resultado de uma parceria do hemocentro com a Igreja Adventista, através do projeto ‘Vida por Vidas’, mobilizou membros das comunidades Piçarreiras, Rio das Vacas, Juerana e Colônia Treze. “As ações desses grupos contam com uma adesão de praticamente 100% do público de adolescentes e jovens da igreja”, destacou a assistente social, Adineuza Cardoso.
Jéssica Ferreira Santos, 18 anos, e o amigo Jonatan Oliveira Fraga, 21, realizaram a primeira doação. Eles narraram que a colaboração atende o chamado da igreja. “É muito boa a sensação de salvar vidas com a nossa doação”, ressaltaram.
“Temos que doar para salvar vidas. Recebi informação que uma doação pode salvar até quatro vidas. Precisamos pensar no próximo, principalmente porque quando a gente menos espera também pode precisar”, afirmou Wagner Menezes dos Santos, 25 anos, que também doou pela primeira vez.
O sentimento de solidariedade reuniu os irmãos Maura, Alan e Noel Santana. “Participamos de todas as atividades da nossa igreja. Estamos aqui para ajudar todos que necessitam. São mais vidas que através de nosso sangue iremos salvar”, afirmou o trio.
Como doar
Para ser um doador, é necessário ter entre 18 a 68 anos. O menor de idade pode doar, desde que possua autorização do responsável. É necessário pesar acima de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e comparecer ao serviço bem alimentado. No ato da doação são retirados até 450 ml de sangue.
As pessoas interessadas devem apresentar, ainda, um documento oficial com foto, válido em todo território nacional, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, o doador passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Cumprido todas essas etapas, o candidato é encaminhado para sala de coleta.
O Serviço de doação de sangue funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Aos sábados e em alguns feriados a unidade abre no horário das 7h às 11h. Mais informações sobre os serviços de doação, palestras, visitas técnicas e hemotur para estudantes dos ensinos fundamental e médio, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.