- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hospital Regional de Lagarto atende quase 400 usuários no fim de semana
14 de dezembro de 2015 - 12:11, por Marcos Peris
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, atendeu quase 400 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o último fim de semana. De acordo com os dados cadastrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a sexta-feira (11) e o domingo (13) foram assistidos 378 pacientes pela unidade, entre atendimentos clínicos, pediátricos, ortopédicos e cirúrgicos.
O HRL assistiu 29 vítimas de acidentes de trânsito, sendo que destes, 25 foram de casos envolvendo motocicletas e motonetas. No mesmo período, o Hospital Regional de Lagarto atendeu três vítimas de atropelamentos e uma de acidente automobilístico. Também entre sexta e domingo, deram entrada na unidade quatro vítimas de agressão física, quatro pacientes por intoxicação, 17 usuários vítimas de vários tipos de queda e sete por traumas diversos. No mesmo período, foram assistidas ainda duas vítimas de ferimentos por arma branca (faca, facão, canivete, etc) e um paciente que sofreu mordida de cão.
Municípios
Responsável por garantir cobertura assistencial a uma população de aproximadamente 250 habitantes na Microrregião Centro-Sul de Saúde, formada por Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto, o HRL já atendeu este ano, até novembro passado, quase 53 mil usuários do SUS. Destes, quase 31 mil ou 80% do total foram cidadãos procedentes de Lagarto (sede e povoados).
Depois de Lagarto, Simão Dias e Salgado, também no Centro-Sul do Estado, foram os municípios que este ano, até agora, encaminharam mais pacientes ao HRL, com respectivamente 1.692 (3,1%) e 1.537 (2,9%) usuários atendidos. O quarto município com mais pacientes atendidos, num total de 908 até novembro, é São Domingos, no Agreste de Sergipe. Já Paripiranga é o município baiano que mais encaminhou pacientes ao Regional, com 375 assistidos na unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).