- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Estudantes de Direito do UniAges de Paripiranga/BA visitam TRE-SE
18 de março de 2019 - 10:48, por Marcos Peris
Na tarde da última quinta-feira (14), o Tribunal Regional de Sergipe recebeu 34 alunos do curso de Direito da Universidade Ages, do município de Paripiranga/BA. A professora Monise Gonçalves de Santana foi a idealizadora da visitação.
O primeiro ambiente explorado pelos alunos foi o Centro de Memória Eleitoral (Cemel). O servidor Heribaldo Vilanova Silveira os recepcionou e conduziu a visita tirando dúvidas dos estudantes, notadamente, quanto à história das eleições.
Yuri Ferreira Santos, aluno do 7º período, teve impressão positiva: para ele, faz-se necessário, na condição de acadêmico de Direito, ter o conhecimento da história eleitoral de Sergipe e do Brasil. Yuri destacou que o espaço do Cemel é muito agradável, temático, organizado e permite a assimilação fácil das informações. “A forma de expor os conteúdos é diferenciada, então refletimos sobre a realidade”, disse.
Os alunos ainda conheceram a Escola Judiciária Eleitoral, a Biblioteca do Tribunal e a Seção de Arquivo. A professora observou que já é a segunda vez que traz acadêmicos do centro universitário ao Tribunal. Comentou que, por ensinar Direito Eleitoral e Direito Municipal, é imprescindível a visita técnica. “Em um ambiente como o Cemel, eles têm acesso, na prática, aos conteúdos que são discutidos (com a teoria) em sala de aula”.
Maria Nazaré, do 7º período, ficou encantada com a visita. “Esse ambiente é muito inspirador, tanto pela organização quanto pelas pessoas e o conteúdo histórico. Participar dessa visita é um sonho, aqui é o local em que almejo trabalhar”.
Projeto:
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), oferece dois programas de visitação em sua sede: o primeiro, intitulado de Eleitor do Futuro, voltado para alunos do ensino fundamental e do médio; e o segundo é o programa de visita guiada para universitários, especialmente, para alunos de Direito. Ambos têm o objetivo de despertar o exercício da cidadania, que vai além do ato de votar, esclarecer dúvidas de um modo geral no que diz respeito ao processo eleitoral e às ações do Tribunal, além de fortalecer o conhecimento sobre a história das eleições e da Justiça Eleitoral brasileira.
As escolas e universidades interessadas em participar de um dos programas devem entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral pelo e-mail ejese@tre-se.jus.br ou pelo telefone (79) 3209-8643.