- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Capacitação no HUL habilita enfermeiros em administração de hemocomponentes
22 de fevereiro de 2019 - 07:58, por Marcos Peris
Proporcionar atendimento assistencial efetivo, sistematizado, seguro e qualificado aos clientes e familiares em todo o processo da hemotrasfusão. Esse o objetivo de capacitação ocorrida esta semana no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), tendo como público alvo os enfermeiros da unidade hospitalar.
A capacitação aconteceu na sala de aula do hospital, numa iniciativa da Divisão de Enfermagem e Agência Transfusional do HUL, com a parceria do Hemose (Centro de Hemoterapia de Sergipe), tendo como palestrante Rodrigo Damasceno dos Santos, enfermeiro especialista em hemoterapia e terapia do suporte.
A hemotransfusão é a transferência de um hemocomponente ou hemoderivado de um indivíduo (doador) a outro (receptor). Já o incidente transfusional é qualquer intercorrência ou evento adverso que ocorra como consequência da hemotransfusão, durante ou após sua administração.
“A iniciativa habilita os profissionais a prestarem uma assistência de enfermagem na administração de hemocomponentes de forma segura, de qualidade e baseada em evidências”, observou Luana Dantas, chefe da Divisão de Enfermagem do HUL. “A capacitação foi muito construtiva”, ressaltou.
A terapia transfusional é um procedimento de suporte essencial para o cuidado do paciente clínico e cirúrgico que envolve riscos, daí a necessidade de se garantir segurança e qualidade do sangue e hemocomponentes oferecidos aos pacientes, seguindo o que preconiza a legislação e melhores práticas vigentes.