- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Gêmeos siameses de São Domingos estão ligados pelo coração e o fígado
6 de fevereiro de 2019 - 21:39, por Marcos Peris
Uma gestante da cidade de São Domingos está esperando gêmeos siameses, que de acordo com o médico ginecologista e obstetra, Luiz Alberto de Pádua, estão ligados pelo tórax e abdômen.
Segundo ele, as crianças dividem o mesmo coração e o fígado, e uma cirurgia para a separação seria considerada de alta complexidade.
“É um caso raro. Uma gestação de alto risco, onde é necessário o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, que através de exames e do estudo dos resultados vai decidir quais os procedimentos serão realizados após o parto”.
Segundo a tia-avó das crianças, Maria Almeida, a família precisa de ajuda financeira para a realização de exames específicos para avaliar a situação das crianças. Já que a sobrinha possui dois filhos e não tem condições de arcar com as despesas extras com exames.
Um em cada 200 mil nascimentos
Gêmeos siameses são um fenômeno raro: estima-se que haja um caso para cada 200 mil nascimentos. Em 40% a 60% destes casos, os bebês chegam natimortos. Por ano, apenas algumas separações são realizadas, a nível mundial.
Outro caso em Sergipe
Esse não é o primeiro caso a ser registrado em Sergipe. Em 2017, gêmeas nasceram em Aracaju ligadas pelo mesmo coração.
Os bebês nasceram na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, e cerca de 15 dias após o nascimento, elas não resistiram e morreram. (G1SE)