Gestores do HU discutem construção de protocolos de segurança e qualidade assistencial

30 de janeiro de 2019 - 08:50, por Marcos Peris

Reunião envolvendo todas as chefias da gerência de Atenção à Saúde do Hospital Universitário de Lagarto, ocorrida no início desta semana, discutiu os processos assistenciais que serão construídos e adotados pela unidade hospitalar numa perspectiva multidisciplinar.

O objetivo é proporcionar segurança, qualidade e credibilidade ao corpo clínico na execução das suas rotinas assistências e, em consequência, qualificar a prestação dos serviços de saúde oferecidos à população. Com isso se dando através da construção e elaboração de protocolos e fluxos assistenciais, monitorizados e acompanhados através de indicadores de qualidade.

“O propósito é a construção de uma cultura de qualidade envolvendo todos os colaboradores do hospital, que nos levará à busca das acreditações internas e externas, chancelando assim o HUL como referência na assistência em saúde”, enfatizou o professor Manoel Cerqueira Neto, gerente de Atenção à Saúde da unidade hospitalar. “E com isso, oportunizando aos nossos alunos e residentes um ambiente propício para a formação, norteada por processos e rotinas assistenciais seguras e de qualidade”, disse.

A iniciativa de construção e implantação dos processos assistenciais do HUL acontece após um período de investimentos em infraestrutura, melhoria do parque tecnológico e contratação de novos profissionais, colocado em prática ao longo dos últimos 12 meses de funcionamento do hospital enquanto unidade integrante da Rede Ebserh de Hospitais Universitários.

Gestão de qualidade

A responsável pelo setor de Qualidade e Vigilância em Saúde do HUL, Ana Libório, falou na oportunidade sobre o Programa Ebserh Gestão de Qualidade, que foi criado em novembro de 2018 para estimular os hospitais universitários filiados a desenvolverem ações de melhoria contínua visando padrões de excelência estabelecidos pela empresa pública. “Tudo isso é possível através de um sistema próprio de avaliação periódica”, ressaltou. “A partir do alcance dos requisitos estabelecidos no programa será concedido um selo de qualidade aos hospitais”, concluiu Libório, que também é responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital.

Marcos Henrique dos Santos, responsável pelo setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUL, apresentou durante o encontro os termos do contrato de prestação de serviço assistencial que vem sendo tratado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o HUL/Ebserh para 2019, como instrumento integrador da unidade hospitalar na Rede Articulada de Atenção à Saúde do Estado de Sergipe. “Na oportunidade, ressaltando a importância da gestão e processamento da informação assistencial como instrumento gerador de indicadores de qualidade”, disse.

Responsável pelo setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do hospital, Thiers Garretti, por sua vez, falou sobre a importância da definição e documentação dos processos assistenciais da unidade hospitalar. “Através deles nós podemos padronizar todo o atendimento/condutas adotadas dentro do HUL”, destacou. “Com isso a gente consegue identificar quais os indicadores que se pode atingir, sobretudo como alcançá-los melhorando as informações para a alta gestão do hospital”, concluiu.

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