- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Universitários pedem ajuda para divulgarem pesquisa nos Estados Unidos
9 de janeiro de 2019 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Está sendo realizada uma “Vakinha Virtual” para angariar o montante de R$ 20 mil, para que quatro alunos do curso de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) possam divulgar uma pesquisa científica no “2º Symposium on Linguistic Attitudes towards Spanish, Portuguese and Related Languages”, na Universidade de Massachusetts, em Boston, nos Estados Unidos da América.
Com base na Psicologia Social, a pesquisa tem o objetivo de testar a relação entre expressão facial e o julgamento dos falantes acerca de um traço linguístico, através do rotacismo, fenômeno fonológico no qual ocorre a troca da consoante lateral [l] pela vibrante alveolar [r], que é apontado por estudos sociolinguísticos acerca da produção como um traço descontínuo no português brasileiro (Bortoni-Ricardo, 2003), sendo alvo de estigma e preconceito, por ser associado ao falar rural, de classes sociais mais baixas e de menor nível educacional.
Entre os quatro pesquisadores, está o riachãoense Lucas Silva, que atualmente integra o Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (Gelins) da UFS e venceu o prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica da FAPITEC/SE. Para ele, o vereador Genaro de Bodó, fez um apelo nas redes sociais a fim de fazer com que os universitários conseguissem chegar a Boston.
Contudo, a reportagem do Portal Lagarto Notícias não conseguiu estabelecer contato com ele, mas o pesquisador Bruno Pinheiro, um dos envolvidos, informou que a campanha segue até março e que novas formas captação de recurso estão sendo estudadas.
Os interessados em contribuir com o projeto deverão acessar a Vakinha Virtual e fazer a sua doação. A plataforma é segura e não limite para as quantias a serem doadas.