- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto é o quinto município economicamente mais influente de Sergipe
18 de dezembro de 2018 - 16:16, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Apesar de ser o maior município do interior sergipano depois de Nossa Senhora do Socorro, Lagarto é o quinto município com mais influência econômica no estado. É o que aponta os dados divulgados na última sexta-feira (14), sobre o Produto Interno Bruto Municipal (PIB) para o ano de 2016, pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio do Observatório de Sergipe.
De acordo com o relatório, os municípios com maior influência no PIB do estado são: Aracaju (42,4%), Nossa Senhora do Socorro (6,0%), Itabaiana (4,2%), Estância (3,9%), Lagarto (3,6%), Canindé de São Francisco (3,3%), São Cristóvão (2,3%), Itaporanga D’Ajuda (1,9%) e Rosário do Catete (1,4%).
Segundo o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, Ciro Brasil, os dados mostram Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância e Lagarto são responsáveis por 60,1% do PIB do Estado, o que equivale a um PIB a preços correntes de R$ 23,37 bilhões.
Ainda segundo o relatório, a maior participação de Aracaju, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro no PIB do estado foi impulsionado pelo setor de serviços, enquanto a de Estância pela Indústria da Transformação. Enquanto Lagarto, embora apresente em sua economia 75,4% de produção proveniente do setor de serviços, “é o município que agrega mais valor à agropecuária (7,7%) e possui importância na indústria, ocupando a 9ª posição entre os maiores municípios industriais”.
O destaque na agropecuária pode ser notado dentro do município através do Haras Fábio José, sediado no povoado Brejo, o qual é considerado uma referência em vaquejadas; do Parque de Eventos Zezé Rocha, que atrai centenas de pessoas em setembro; além dos diversos eventos promovidos por associações de vaquejadas nos povoados.
O relatório
O estudo sobre os números da economia é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os órgãos de estatística de todas as Unidades da Federação, representado em Sergipe pelo Observatório.
Confira a publicação completa aqui: Relatorio PIB Municipios 2016