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HUL informa sobre aumento da demanda por atendimento na unidade
10 de novembro de 2018 - 10:54, por Marcos Peris
O Hospital Universitário de Lagarto vem a público informar que ao longo desta semana houve um aumento considerável na procura pelo serviço de urgência do hospital sendo contabilizados 1458 atendimentos, sendo 994 pacientes classificados como pouco urgente (azul e verde) 382 classificados como urgentes (amarelos) e 82 pacientes classificado como muito urgentes (laranja e vermelho). Desses atendimentos 115 pacientes foram internados.
Devido a esse aumento abrupto, a unidade hospitalar informa à população usuária que o tempo de atendimento aos pacientes de baixa complexidade (classificados como azul ou verde) está maior.
Ressaltamos que de acordo com a classificação de risco adotada pelo HUL, que utiliza um sistema de cores para organizar o atendimento, é dado prioridade relacionada à gravidade de cada caso. Quem mais precisa, os casos mais urgentes são atendidos primeiro. Os casos mais leves ou menos graves, em seguida.
Aos usuários com condição de saúde mais grave é atribuída a cor vermelha (EMERGÊNCIA); os casos muito urgentes recebem a cor laranja (MUITO URGENTE); os casos urgentes, a cor amarela (URGENTE); já aqueles que recebem a cor verde (POUCO URGENTE) e azul (NÃO URGENTE) são casos de menor gravidade, pouco ou não urgentes. A classificação é feita a partir das queixas, sinais vitais, oxigenação, nível de dor, glicemia entre outros sintomas.
Os usuários classificados com a cor vermelha precisam de atendimento imediato; os classificados como laranja precisam de atendimento urgente; aqueles classificados como amarelo precisam de atendimento, mas podem esperar por 60 minutos em média; os classificados como verde exigem atendimento médico, que pode ser feito também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); e para os classificados como azuis usa-se a ordem de chegada ou podem ser atendidos em UBS.