- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
UMA AULA DE IDENTIDADE A CÉU ABERTO
18 de outubro de 2018 - 10:56, por Claudefranklin Monteiro
A ideia de pertencimento só tem sentido se for trabalhada a questão da identidade. Alguém só se sente parte de algo se ela for capaz de se vê, se perceber e se identificar. No plano cultural, a educação se apresenta como um eficiente meio de sua concretização. Sobretudo, se isto se der ao nível da educação patrimonial.
Foi exatamente isso que pudemos testemunhar na tarde do último dia 17 de outubro de 2018, nas principais vias do centro urbano da cidade de Lagarto-SE. O Colégio Nossa Senhora da Piedade, da Congregação das Irmãs Franciscanas do Bom Conselho, cuja história no município fez 70 anos, levou para a rua a culminância do projeto “De Lagarto as glórias cantamos!”.
A pedagogia de projetos tem sido uma tônica nas escolas, sejam públicas, sejam particulares. Algumas delas, que não constam na programação do tradicional Desfile de Sete de Setembro de Lagarto, têm esse momento para que as pessoas presenciem suas atividades de ensino-aprendizagem. Em geral, a pedagogia de projetos trabalha com a interdisciplinaridade.
O que se viu naquele final de tarde foi uma aula de identidade a céu aberto. Quem não conhecia a cidade de Lagarto, seus valores, sua gente, sua história, seus talentos, sua arte e outros aspectos marcantes de sua existência, teve a oportunidade de vê através de performances teatrais, música, carros-alegóricos e de som, alas e alegorias diversas.
Um pouco do tudo que é Lagarto esteve representado naquele desfile grandioso. Todas as gentes e tribos estavam lá lembradas: dos letrados aos humildes, dos notáveis aos ainda pouco conhecidos. Gente e coisas de nossa terra, de nosso torrão de Brasil.
A semana é muito simbólica, nesse sentido, pois se inicia com o dia 15 de outubro, dedicado ao professor, que move toda essa engrenagem, que somado a alunos, funcionários, pais e equipe administrativa, faz a mágica da aprendizagem acontecer e se renovar. E se encerra com outra data muito importante e ainda pouco reconhecida para os lagartenses: o dia 20 de Outubro.
Foi no dia 20 de outubro de 1698 que foi fundada a Vila de Nossa Senhora do Lagarto. Tão significativo e histórico quanto o 20 de abril de 1880, que cria a cidade de Lagarto. Desde a primeira administração do Prefeito Valmir Monteiro, que esta data simboliza a nossa lagartinidade.
E por falar nisso: lagartinidade (expressão criada por mim e tida como feia para alguns poucos); permitam-me encerrar esta crônica reafirmando exatamente isto que vimos naquela tarde de 17 de outubro de 2018: uma aula de identidade; uma aula de lagartinidade.