- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HUL abre ambulatório de doenças Inflamatórias intestinais para pacientes do SUS
18 de outubro de 2018 - 08:47, por Marcos Peris
Foi iniciado na última semana o Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais e Diarreia do Hospital Universitário de Lagarto (EBSERH), com funcionamento todas as quartas-feiras, das 13 às 17 horas, tendo como local o Centro de Saúde Integral (Centro de Simulações e Práticas), unidade da Ebserh localizado no Campus da UFS Lagarto.
O responsável pelo novo serviço do HUL é o médico gastroenterologista Professor Fernando Every Belo Xavier. Alunos do curso de Medicina da UFS Lagarto, e médicos residentes da Residência Médica em Clínica Médica do Hospital Universitário de Lagarto (EBSERH), acompanhados por professores, atenderão pacientes do Sistema Único de Saúde.
As doenças inflamatórias intestinais são condições caracterizadas pela inflamação crônica do sistema digestório, mais frequentemente o intestino. A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são as duas principais formas. Elas ocorrem em todo o mundo e, no Brasil, estudos epidemiológicos apontam para um expressivo aumento no número de casos.
Essas doenças também podem causar manifestações clínicas em outras partes do corpo, como articulações, olhos, pele e fígado, e também elevam o risco de câncer em áreas afetadas do intestino, principalmente a retocolite ulcerativa.
“O cuidado do paciente com doença inflamatória intestinal tem como objetivos conseguir rápida e sustentada remissão dos sintomas, minimizar os sintomas intestinais e extra intestinais, manter uma nutrição adequada, melhorar a qualidade de vida do paciente, minimizar as complicações relacionadas à doença e reduzir as taxas de hospitalização e cirurgia”, ressalta o professor Fernando Every, gerente de Ensino e Pesquisa do HUL.
Para ter acesso a esse serviço, o paciente tem que ser referenciado por um médico da Unidade Básica de Saúde ou UBS, cuja marcação deverá ser realizada no Centro de Saúde Integral. Ou via Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HUL, para pacientes que receberam alta da unidade hospitalar.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.