Tempo de espera e internação ainda é o grande desafio do HU de Lagarto

27 de setembro de 2018 - 05:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Uma pesquisa realizada entre os dias 4 de junho e 17 de julho de 2018, pelas ouvidorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mostrou que o tempo de espera para ser atendido e o tempo de internação ainda é o grande desafio do Hospital Universitário de Lagarto (HUL). Neste quesito, a unidade foi considerada regular na Escala de Indicação de Qualidade.

Segundo os dados, somente 42,09% dos pacientes entrevistados aprovaram o tempo de espera e internação na unidade. Contudo, para ser considerado bom, o HUL precisaria da aprovação de mais  20,41% dos entrevistados. Além disso, na região nordeste, a unidade apresentou a menor taxa de aprovação entre todos os 17 hospitais universitários geridos pela Ebserh, no citado quesito.

Procurado pela reportagem do Portal Lagarto Notícias, a assessoria de comunicação do HUL informou que a unidade deveria ser avaliada de maneira diferenciada dos outros hospitais universitários, uma vez que estes “não são porta aberta para urgência e emergência”. Contudo, informou que um pacote de ações está sendo implementado para diminuir o tempo de permanência dos pacientes na unidade hospitalar.

“Na busca de uma melhora continua dos seus serviços, [o HUL] está realizando capacitações para todos os seus colaboradores, investindo em melhorias tecnológicas que facilitem o trabalho diário, além de melhorias nos setores de apoio diagnóstico, como a implantação do raio x digital e modernização do parque tecnológico do laboratório”, elencou a assessoria.

Infraestrutura da recepção também foi considerada regular

Mas, além do problema quanto ao tempo, o HUL também teve a infraestrutura da sua recepção considerada regular. Porém, a assessoria comunicou que a unidade que uma empresa foi contratada para reformar a unidade por inteiro, o que culminará com a instalação de melhorias na recepção, “inclusive reativando o sistema de refrigeração”, acrescenta.

64% dos entrevistados estão satisfeitos com o HUL

Apesar do desempenho regular no quesito supracitado, a pesquisa ainda mostrou que 92% dos pacientes indicariam a unidade para outra pessoa, e que 64,89% delas estão satisfeitas com os serviços prestados pela unidade.

Hospital de Lagarto

Hospital não foi considerado ótimo em nenhum dos quesitos

Ainda na avaliação, o HUL foi considerado bom nos quesitos: Higiene, limpeza e organização; Conforto nas instalações nas áreas de atendimento médico; Atendimento de recepção; e Atendimento da equipe de saúde. Em sua avaliação,  o professor Valter Santana, superintendente da unidade hospitalar, disse que a pesquisa é importante para nortear as ações da administração do HUL.

“Por ser um instrumento que mostra a opinião dos nossos usuários nos dá subsídios para agirmos em pontos com o intuito de melhorarmos a cada dia os serviços prestados à população”, argumenta. “Importante também ressaltar que apesar de não termos feito o ciclo anterior da pesquisa, traz um feedback de algumas ações já iniciadas no hospital”, observa Santana.

A pesquisa

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Hospitais Universitários Federais é uma iniciativa da Ouvidoria-geral da Rede Ebserh e tem por objetivo avaliar a percepção dos usuários, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento, além de cumprir determinação legal que assegura a participação do cidadão na avaliação dos serviços realizados pelos órgãos públicos federais.

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br