- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Igreja Adventista e Cras realizam projeto neste sábado em Lagarto
25 de agosto de 2018 - 10:00, por Marcos Peris
A Igreja Adventista do Sétimo Dia (Iasd), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) desenvolve neste sábado (25) um plano de ação em prevenção e combate ao suicídio na comunidade de Lagarto. A iniciativa acontece na Praça Filomeno Hora e conta com a presença de profissionais da área de psicologia para atendimento individualizado.
Os atendimentos estão sendo realizados em tenda, de forma privada. Ainda estão sendo realizadas palestras sobre o tema “Suicídio – Combate e Prevenção”. No local também são oferecidos serviços como aferição de pressão e controle de glicemia. O evento tem o objetivo de conscientizar as pessoas que não têm acesso ou não frequentam centros de saúde comunitária ou hospitais regularmente.
A iniciativa faz parte do projeto Quebrando o Silêncio e está sendo trabalhada há pelo menos 16 anos pela Iasd em todo o território nacional. A intenção é que os moradores possam ter acesso à informação sobre prevenção através dos temas das palestras abordados e do material que será distribuído.
A ação foi pensada e planejada em resposta aos últimos relatórios de suicídios tentados e consumados de Lagarto e toda região interiorana.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cidades do interior tem ocorrências superiores às capitais em taxas de suicídios. Para cada caso de suicídio consumado, existem pelo menos 20 tentativas, casos que sequer são descobertos ou relatados. Com base nestes dados, o Cras, em parceria com a Iasd, selecionou o local para reunir o público e trabalhar questões relacionadas à depressão, ansiedade e até mesmo pensamentos suicidas.
A iniciativa foi pensada de forma que a comunidade local se sentisse incluída socialmente e confortável para compartilhar e conversar sobre saúde mental. O evento ocorrerá na Praça Filomeno Hora, a partir das 9 horas deste sábado, e espera realizar em torno de 50 atendimentos além de palestras, aferição de pressão e verificação de glicemia.