- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- Laranjeiras
Cláusula de barreira coloca em risco a existência de ao menos 11 partidos nas eleições de 2026
1 de abril de 2025 - 12:59, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
ACORDO SOBRE FEDERAÇÃO ESTÁ COM O UNIÃO BRASIL
O PP espera fechar ainda em abril o acordo para formar a federação com o União Brasil. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (31) pelo presidente do PP, Ciro Nogueira. Segundo ele, o PP já está satisfeito com os termos do acordo. Cabe, agora, ao União Brasil dar seu aval.
PARTIDO NÃO VAI QUERER FILIAÇÃO DE DEPUTADOS PARA ELEIÇÕES DE 2026
O partido PODEMOS não deverá acolher indivíduos com mandato ativo que desejem concorrer às eleições de 2026 em Sergipe. Essa decisão visa garantir a transparência e a ética no processo eleitoral, evitando conflitos de interesse e promovendo um ambiente político mais justo e representativo para todos os candidatos.
EX-DEPUTADO ANUNCIA RETORNO AO ESTADO PARA ELEIÇÕES
De olho em 2026, o ex-deputado Valdevan Noventa anuncia retorno ao Estado de Sergipe. Filho de Estância, o ex-parlamentar possui ramificações nos municípios de Umbaúba e Arauá.
EX-PREFEITO EDVALDO NOGUEIRA TESTA POPULARIDADE EM EVENTO ESPORTIVO
Durante a 40ª Corrida de Aracaju, no final de semana, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) testou a popularidade ao participar do evento esportivo ao lado da esposa Danusa Silva.
CLÁUSULA DE BARREIRA COLOCA EM RISCO A EXISTÊNCIA DE AO MENOS 11 PARTIDOS NAS ELEIÇÕES DE 2026 I
Criada em 2017 pela minirreforma eleitoral, a cláusula de barreira coloca em risco a existência de ao menos 11 partidos nas eleições de 2026. Para tentar driblar a regra, essas agremiações buscam ainda neste ano acordos que devem resultar em fusões ou em novas federações antes do pleito do ano que vem.
CLÁUSULA DE BARREIRA COLOCA EM RISCO A EXISTÊNCIA DE AO MENOS 11 PARTIDOS NAS ELEIÇÕES DE 2026 II
A lei estabelece que os partidos precisarão eleger 13 deputados federais no ano que vem ou ter 2,5% dos votos válidos para Câmara e 1,5% em pelo menos nove estados. Caso esse patamar não seja atingido, as siglas perderão acesso ao fundo partidário e ao tempo de propaganda em rádio e televisão.
CAIADO É CONTRA UNIÃO BRASIL SE FEDERAR COM O PP I
Integrantes do União Brasil têm criticado a possibilidade de o partido formar uma federação com o PP. As divergências estão nas bancadas no Senado e na Câmara e nos diretórios estaduais, segundo circula na mídia nacional.
CAIADO É CONTRA UNIÃO BRASIL SE FEDERAR COM O PP II
Um dos que discordam com as negociações é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que deve lançar sua pré-candidatura à Presidência na sexta-feira (4) e que, caso a federação seja fechada, dependeria do apoio do PP para ser o nome do grupo em 2026.
FÁBIO E ANDRÉ SE REÚNEM COM VISTAS AO PLEITO DE 2026
Nesta semana, destacou-se o encontro entre o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o ex-deputado André Moura (União Brasil), onde foram discutidas as estratégias para as eleições de 2026. André Moura confirmará sua candidatura ao Senado, enquanto Fábio Mitidieri buscará a reeleição, ambos alinhados no mesmo bloco político.
INELEGÍVEIS, BOLSONARO E MARÇAL VENCERIAM LULA EM SEGUNDO TURNO, DIZ ATLAS I
O presidente Lula da Silva (PT) seria derrotado em um eventual segundo turno contra Pablo Marçal (PRTB) e Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2026. O levantamento da AtlasIntel foi divulgado nesta terça-feira (1). A pesquisa também mostra um empate técnico entre o petista e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
INELEGÍVEIS, BOLSONARO E MARÇAL VENCERIAM LULA EM SEGUNDO TURNO, DIZ ATLAS II
Nos cenários simulados, os resultados foram os seguintes: Pablo Marçal (PRTB): 51% x Lula: 46%; Jair Bolsonaro (PL): 48% x Lula: 46%; e Tarcísio de Freitas (Republicanos): 47% x Lula: 46%.
PARTIDO EXIBE PRIMEIRA PROPAGANDA POLÍTICA 100% FEITA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O Cidadania, partido político que é federado ao PSDB, exibe nesta semana propagandas feitas inteiramente com inteligência artificial (IA). A inserção exibe pessoas pedindo trabalho digno, educação e saúde de qualidade e um País mais justo, mas nenhuma delas existe de verdade.