- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- Laranjeiras
Prefeitura de Lagarto implanta feira livre no povoado Brejo
31 de março de 2025 - 10:10, por Marcos Peris
Os moradores do povoado Brejo, em Lagarto, agora contam com uma feira livre, atendendo a uma antiga demanda da comunidade e dos produtores locais. A iniciativa da Prefeitura, que teve início neste domingo (30), foi articulada entre as secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Urbano e Obras, com foco em proporcionar um espaço fixo para a comercialização de produtos na própria localidade.
Coco, banana, jaca, acerola, maracujá, laranja, batata-doce, pescados, amendoim, quiabo, cereais e macaxeira estão entre os alimentos vendidos pelos 13 produtores na feira, que acontecerá sempre aos domingos, das 5h às 11h, na Associação Associativista do Povoado Brejo. Um espaço voltado para a venda de peças artesanais também está entre os atrativos da feira, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Eduardo (Kaká Chaves).
“A feira do Brejo surgiu de um desejo da comunidade e da associação local. Em parceria com a Secretaria de Agricultura, organizamos reuniões com os produtores e trabalhamos juntos para trazer toda a estrutura necessária, como bancas e suporte para alavancar esse desenvolvimento na região. Sendo uma área essencialmente rural, faltava um espaço como esse para atender os moradores, que antes precisavam se deslocar até a cidade para fazer suas compras. Agora, com o apoio da Prefeitura, essa feira acontece todos os domingos, beneficiando não apenas o povoado Brejo, mas também comunidades vizinhas, como Fazenda Grande, Limoeiro e Horta”, destacou.
Além disso, segundo o diretor de Desenvolvimento Rural de Lagarto, Carlos Alberto Nascimento, a feira possui uma cantina que oferece café da manhã. “Era um sonho dos produtores aqui da comunidade, e a gestão municipal chega cumprindo esse compromisso. Eles solicitaram nosso apoio para a idealização, formalização e estruturação da feira, e hoje estamos aqui concretizando essa conquista”, detalhou, informando que a feira conta também com ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que oferecerá serviços de medição da pressão arterial e glicemia no local.
Secretário de Agricultura de Lagarto, Luciano Júnior explicou que um dos diferenciais da feira livre do povoado Brejo é a variedade de produtos advindos da agricultura familiar. “Todos os produtores são locais, da agricultura familiar. Agora, eles vendem diretamente ao consumidor, sem atravessadores, garantindo um retorno financeiro maior. Foram eles que procuraram a Secretaria. Hoje, já tivemos um movimento muito positivo, segundo os próprios feirantes, e o próximo passo é ampliar a divulgação para atrair ainda mais compradores nas próximas edições”, declarou.
Oportunidade
Para a produtora rural Eduarda Candeiane, a nova feira representa uma grande oportunidade. “Eu e meu esposo trabalhamos fora, mas também plantamos banana, jaca, coco e criamos camarão, siri e tambaqui. Tudo natural, sem veneno, feito por Deus. Essa é a primeira feira em que temos a oportunidade de vender nossos produtos. Antes a gente colhia tudo e vendia em casa mesmo. Agora, temos um lugar e podemos mostrar a qualidade do que produzimos”, celebrou.
O produtor rural Eraldo Santos, conhecido como Adinho, também comemorou a implantação da feira. “Agora, além de produzir, eu mesmo vendo meu caldo de cana, pastel, amendoim e cocadas. Estou confiante no crescimento da feira porque aqui é um ajudando o outro. É geração de emprego, renda e oportunidade para todos”, enalteceu.
Para os moradores do povoado Brejo, a nova feira já está fazendo a diferença. Dona Geralda Santos Reis, foi uma das primeiras visitantes do espaço e comemorou a iniciativa, já que agora, não precisará se deslocar até o centro da cidade semanalmente. “Moro no povoado Brejo desde que nasci e era um sonho da comunidade. Facilitou muito. Agora, em vez de irmos até a cidade para comprar, temos tudo aqui pertinho. Espero que melhore, cada vez mais, e que a feira continue crescendo”, completou dona Geralda.
Foto: SECOM