Prefeito Sérgio Reis nomeia membros do Conselho Municipal de Turismo de Lagarto

20 de março de 2025 - 15:49, por Marcos Peris

Lagarto deu mais um importante passo para o fortalecimento do município como um pólo de concentração turística da região Centro-Sul do estado. Na última quarta-feira (19), o prefeito Sérgio Reis, por meio do decreto 1.168/2025, nomeou os titulares e suplentes que irão compor o Conselho Municipal de Turismo. A assembleia de reativação do Comtur ocorreu no dia 18 de março, no Instituto Valmir Monteiro, quando também foi realizada a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2025/2026, com aprovação do Regimento Interno.

O Conselho Municipal de Turismo é uma exigência legal instituída pela Lei n° 1.203, sancionada pelo prefeito Sérgio Reis, no dia 14 de março deste ano, após a aprovação, pela Câmara Municipal de Lagarto (CML), do Projeto de Lei N° 09/2025, de autoria do Executivo, visando instituir a Política Municipal de Turismo, o Fundo Municipal de Turismo e a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo.

“Estamos reestrurando os passos necessários para que possamos fortalecer o turismo em nossa cidade, alinhando o poder público, a sociedade civil e o setor privado na elaboração de políticas e projetos que irão impulsionar nossa economia, gerar emprego e fomentar o desenvolvimento sustentável. A união entre os poderes e a participação ativa dos diversos segmentos da sociedade, com o respaldo legal da Política Municipal de Turismo, cria uma base sólida para o crescimento do setor e coloca Lagarto em um novo patamar de visibilidade no cenário turístico nacional”.

Segundo o secretário da Semtur e presidente do Conselho, Wédson Andrade, “este foi mais um passo dado pela gestão municipal com foco na promoção do turismo local, pois o Comtur passa a existir no sentido de contribuir com propostas de ações e projetos, além de ser um agente fiscalizador. O Comtur também se torna nosso aliado quando falamos de apoio e incentivo quanto ao crescimento da cadeia produtiva turística lagartense”, disse o gestor.

Ainda de acordo com Wédson, “com essa iniciativa, a gestão do prefeito Sérgio Reis consegue avançar em pontos a exemplo do cumprimento do calendário do Ministério do Turismo, além de garantir que Lagarto está avançando para se tornar um pólo ativo do turismo nos diversos cenários, inclusive, em âmbito nacional. Prevejo um futuro promissor para o nosso município”, comemorou.

O Comtur é um órgão colegiado permanente, de caráter consultivo, normativo e de assessoramento do Poder Executivo. Parte integrante da organização básica da Secretaria Municipal de Turismo tem como principal função atuar na formulação de políticas que visem fortalecer e desenvolver o turismo no município de Lagarto. A composição do Conselho Municipal de Turismo é paritária, e tem a participação de representantes do Poder Executivo Municipal, da sociedade civil organizada e segmentos da iniciativa privada. Ao todo, 24 membros compõem o Conselho Municipal de Turismo, sendo 12 titulares e 12 suplentes.

Para o biênio 2025/2026, o poder público será representado pelas secretarias Municipais de Turismo (Semtur); de Cultura (Secult); de Planejamento (Seplan); de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); da Indústria e Comércio (Semic); além de representantes da Câmara de Vereadores (CML).

Esta é a primeira vez que o parlamento municipal participa do Comtur. A ideia é unir a gestão municipal com a Câmara de Vereadores no sentido de firmar parcerias que alavanquem o turismo local, como destacou o vereador Josivaldo da Equoterapia (Cidadania), líder da situação na CML.

“A nossa participação no Comtur é de grande relevância, pois mostra a união dos Poderes em elaborar projetos que visam o crescimento desse setor importante para a nossa cidade, gerando emprego e renda e desenvolvendo a economia do Município. Também é uma demonstração de respeito com o parlamento que passa a abrir portas para que o Executivo tenha voz e vez naquela Casa de representação popular”, falou.

A sociedade civil e os segmentos da iniciativa privada terão como representantes pessoas do setor de hotelaria; de agências de turismo; de alimentação; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); de instituição de ensino superior; e do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para o empresário Jorge Cleberson Ferreira, que é agente de turismo, a reativação do Conselho é mais uma segurança quando se trata do turismo local.

“É extremamente importante, porque nos dá mais segurança jurídica, inclusive, ao envolver diferentes instituições. O que estamos fazendo, hoje, é construindo uma base sólida necessária para que possamos traçar projetos, planos e objetivos a serem executados mais à frente baseados em princípios. Enquanto empresário do ramo, percebo que Lagarto tem um potencial turístico incrível e o nosso objetivo é fazer com que mais turistas venham para este município, trazendo junto com eles mais investimentos, agências de viagens, receptivos, guias turísticos, entre outros serviços.

Foto: SECOM

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br