- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- Laranjeiras
Sérgio Reis participa da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Lagarto
19 de fevereiro de 2025 - 11:21, por Marcos Peris
O prefeito Sérgio Reis participou nesta terça-feira (18), da sessão que deu início aos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Lagarto, relativo ao período de 2025-2028. Na ocasião, o gestor do município discursou para os vereadores e comunidade presentes, destacando suas prioridades de gestão e reforçando a importância de manter uma comunicação harmoniosa entre os poderes Executivo e Legislativo. Para o prefeito “é importante contar com o apoio dos vereadores eleitos para o andamento dos projetos que visam benefícios para a população, bem como, manter sempre o diálogo aberto e democrático com os parlamentares eleitos de forma democrática pelo povo de Lagarto”.
“Hoje inicia a 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Lagarto e eu tive a oportunidade, como prefeito da minha cidade, de estar presente para trazer uma mensagem para os vereadores: mensagem de desenvolvimento. Nós vamos precisar montar parcerias e contar com o apoio desta casa para implementar ações de desenvolvimento e sociais para o nosso município. Quero desejar parabéns a todos os vereadores e boa sorte, e dizer que o Executivo estará sempre de portas abertas para manter o diálogo de forma republicana e transparente”, reiterou o prefeito.
Em seu discurso, Sérgio Reis, além de destacar as primeiras ações desenvolvidas ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, reforçou o compromisso com a Saúde do município, sobretudo com mães de crianças atípicas, ao afirmar que disponibilizará serviços de equoterapia gratuitos. Essa é uma reivindicação da população que, presente no ato, manifestou satisfação ao saber que contará com a atuação do prefeito da cidade.
“Esta casa deu um passo importante quando aprovou o nosso projeto de lei sobre o desfazimento da permuta entre o Parque de Exposições e a iniciativa privada. Aqui eu vejo diversas mães atípicas que vão ficar surpresas com o que será construído no local. Iremos construir o Centro de Inclusão e Cidadania (CIC), onde as mães terão a devida atenção do município. Teremos parque, piscina aquecida para homens e mulheres que sofrem com fibromialgia, e teremos equoterapia, tudo isso gratuito para a população. Esse é um compromisso da minha gestão. Como prefeito de Lagarto, estou determinando para que a nossa Secretaria de Assistência Social firme um convênio com a associação, para que nenhuma mãe do município tenha gastos. A Prefeitura irá financiar esses serviços e Lagarto será pioneira no trabalho desenvolvido ali, junto com a Equoterapia”, prometeu Sérgio.
Além disso, o prefeito também destacou atenção para áreas importantes da Saúde, com o anúncio de licitações para a construção de novas Unidades de Saúde da Família, e de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). “Vamos licitar três novas unidades de saúde, e vamos licitar mais um CAPS no nosso município em pouco mais de 60 dias. Isso mostra o nosso compromisso em dar uma saúde de qualidade no nosso município. Problemas existem, não vamos tapar o sol com a peneira. Nós vamos construir a melhor saúde ao longo dos meses. Enquanto isso, dei um prazo de seis meses para que todos os postos estejam funcionando da melhor forma. A grande maioria já está com o fluxo organizado, com medicamentos e profissionais. Mas, alguns ainda precisam de ajustes e vamos fazer isso gradativamente”, assegurou o prefeito.
Sérgio também destacou a visita ao Centro Especializado em Reabilitação (CER III) Dona Marona, no bairro Estação. “Ontem (17), estivemos no CER III, e verificamos que o local precisa de algumas reformas. De prontidão determinei que a secretária de Saúde possa, de forma emergencial e urgente, solicitar essa reforma. E disse mais! Dei um prazo de 90 dias para que a Secretaria Municipal da Saúde regularize situações de falta de profissionais. Ontem, a pasta conseguiu regularizar 70% dos atendimentos no local. A falta de profissionais não acontece apenas em Lagarto, mas eu não quero desculpas. Quero o serviço sendo prestado para a população. Não vou permitir que essas mães fiquem desassistidas”, disse.
A Câmara Municipal de Lagarto é composta por 17 vereadores e tem em sua mesa diretora a seguinte composição: presidente Whashington da Mariquita, vice-presidente, Genisson Tonho de Totonho, 1º secretário Carlos de Zé Avelino e 2ª secretária Lívia Menezes. Apesar do retorno aos trabalhos legislativos após período de recesso estar marcado para esta terça-feira, 18, a Câmara Municipal de Lagarto, em sessões extraordinárias, já discutiu e aprovou medidas fundamentais para os lagartenses, de autoria do Executivo. São exemplos:
A reforma administrativa (Projeto de Lei Complementar n° 01/2025), que tem como objetivo promover e ajustar estruturas da administração pública municipal, buscando aprimorar a eficiência, a economicidade e a transparência na gestão do município; o Decreto 01/2025, que rejeita o veto total ao Projeto de Lei nº 47/2024, que revogou a Lei Nº 1.146, de 29 de novembro de 2023 que autorizava a permuta do Parque de Exposições Paulo Nicolau Almeida para iniciativa privada, devolvendo o patrimônio à população; o Projeto de Lei Nº 01/2025, que regulariza o pagamento dos salários relativos a dezembro de 2024 para os servidores públicos, civis, ativos ou inativos, comissionados e contratados temporariamente, com a concessão de um abono especial, a partir de consignação junto ao Banco do Estado de Sergipe (Banese).
O Projeto de Lei Nº 02/2025, que reformula o programa habitacional do município, passando a chamar-se “Morar Bem”, e busca facilitar o acesso ao crédito, permitindo a compra de imóveis com entrada reduzida ou isenta, com exclusividade para moradores de Lagarto, desde que residam no município há, no mínimo, dois anos; o Projeto de Lei Nº 03/2025, que revoga a doação de um imóvel, no bairro Pratas, à Companhia de Teatro Cobras e Lagartos, com o objetivo de construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no local.

Foto: ASCOM