- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Drex: Moeda digital poderá ser realidade em 2026
21 de outubro de 2024 - 10:30, por Marcos Peris
Em estudo pelo Banco Central (BC), a nova moeda brasileira batizada de Real Digital (Drex) deverá trazer uma inovação significativa para o mercado financeiro do país. Proporcionando maior modernidade, o novo real continua em desenvolvimento.
Recentemente, o Banco Central anunciou que está recebendo propostas de empresas que tem ideias para auxiliar no desenvolvimento da moeda. A ideia é utilizar as iniciativas que possam ajudar em negócios realizados com smart contracts (contratos inteligentes).
No entanto, com o avanço do desenvolvimento do real digital, é normal que os cidadãos se perguntem sobre como ficará o uso do Pix. O formato de pagamento instantâneo ganhou uma grande adesão no país por sua facilidade de uso.
O projeto do Drex é mais um movimento de digitalização dos meios de pagamento, que tem superado o uso de métodos físicos como cheques bancários, cédulas e cartões de crédito e débito. Segundo as Estatísticas de Meios de Pagamentos do BC, apenas no segundo trimestre deste ano, os brasileiros realizaram 15,4 bilhões de transações via Pix, mais que o triplo dos 4,8 bilhões de pagamentos feitos por cartão de crédito.
Entre os métodos em declínio, os cheques apresentam a maior diminuição. Em 1995, foram registradas 3,3 bilhões de compensações, enquanto em 2023 o número de totalizou 95% a menos: 168,7 milhões, conforme dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).