- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Em 755 cidades do Brasil, nenhuma mulher foi eleita vereadora
18 de outubro de 2024 - 11:40, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
LUCIANO DE MENININHA REFORÇA COMPROMISSO COM A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO DE PROPRIÁ
Em entrevista à TV Sergipe, na quinta-feira (17), o prefeito eleito de Propriá, Luciano de Menininha (PP), falou sobre o resultado da eleição, a situação atual do município, os desafios que serão enfrentados e suas propostas para a retomada do desenvolvimento e a melhoria dos serviços prestados pela gestão municipal.
LÍDER DO GOVERNO NA ALESE ANUNCIA APOIO A LUIZ ROBERTO
O líder do Governo na Alese, Christiano Cavalcante, e um dos suplentes de vereador mais votado da capital, Romildo Bijota (2.487 votos), ambos do União Brasil, aderiram à campanha de Luiz Roberto (PDT) no segundo turno.
FAMÍLIA MARAVILHA ELEGE VEREADOR EM ARACAJU
Conforme informado anteriormente, a família Maravilha não conseguiu vencer as eleições em Umbaúba e Santa Luzia. Elegeu apenas Maurício Maravilha (União Brasil) para à Câmara Municipal de Aracaju com 2.986 votos.
PESQUISA DA TV SERGIPE PARA O SEGUNDO TURNO NA CAPITAL
Pesquisa Queast para à Prefeitura de Aracaju, divulgada na noite da última quinta-feira (17) pela TV Sergipe, mostra Emília Corrêa (PL) com 52% dos votos válidos e Luiz Roberto (PDT) com 32%. Indecisos são 5% e brancos/nulos 11%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobe SE-01600/2024.
EX-DEPUTADO FEDERAL PODE DISPUTAR MANDATO PARA À ALESE EM 2026
O ex-deputado Heleno Silva (Republicanos) pode entrar na disputa por uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2026. Em 2022, Heleno tentou retornar à Câmara Federal e obteve 28.173 votos.
EX-DEPUTADO TALYSSON COSTA QUEBRA HEGEMONIA POLÍTICA EM AREIA BRANCA
O ex-deputado Talysson Costa (PL) conseguiu quebrar a hegemonia política da família Andrelino em Areia Branca. Talysson alcançou 7.827 votos ou 60,15% contra 5.169 votos ou 39,72% do ex-prefeito Agripino (Podemos).
CAPITÃO SAMUEL CONSEGUE ELEGER VEREADORA EM ARACAJU
O ex-deputado Capitão Samuel (sem partido) conseguiu eleger um representante para à Câmara de Aracaju. Trata-se da profissional Thannata da Equoterapia que foi eleita pelo Mobiliza com 2.271 votos.
PREFEITO SE REELEGE COM MAIS DE 82% EM CARIRA
Em Carira, o prefeito Diogo Machado (PSD) se reelegeu para mais um mandato com 10.755 votos ou 82,60%. O adversário, Dr. Robson (PL), teve apenas 2.266 votos ou 17,40%.
PL QUER REVERTER INELEGIBILIDADE DO EX-PRESIDENTE JAIR BOLSONARO PARA 2026
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, condicionou o apoio do partido a candidatos às Presidências da Câmara e do Senado que se comprometam a defender o projeto de lei da anistia, que pretende livrar os golpistas do 8 de janeiro. A proposta, na avaliação do dirigente, é um caminho para reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.
EM 755 CIDADES DO BRASIL, NENHUMA MULHER FOI ELEITA VEREADORA I
Nas eleições municipais deste ano, 775 municípios brasileiros não elegeram nenhuma mulher para a Câmara Municipal, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso significa que aproximadamente 1 em cada 7 municípios não contará com representação feminina no Legislativo local. O número, apesar de ainda significativo, diminuiu com relação à última eleição, de 2020, quando 929 cidades ficaram sem nenhuma vereadora.
EM 755 CIDADES DO BRASIL, NENHUMA MULHER FOI ELEITA VEREADORA II
Neste ano, o Estado de Minas Gerais liderou a eleição de vereadoras, com 1,3 mil mulheres escolhidas nas urnas. Em seguida vem São Paulo, com 1,2 mil. Roraima teve o menor número de representantes, elegendo apenas 40 mulheres para os Legislativos municipais. O Amapá vem logo atrás, com 41 eleitas, segundo o TSE.