- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Governo investe em soluções modernas para o estado por meio de energias renováveis
18 de setembro de 2024 - 11:21, por Marcos Peris
Em sintonia com o plano de transição energética nacional, o Governo de Sergipe tem se empenhado para estimular a sustentabilidade e promover soluções inovadoras para o estado. O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) é um dos órgãos que contribuem com o desenvolvimento, promovendo avanços e impactos positivos por meio da ciência, tecnologia, inovação e capacitação, aliando a interação entre o poder público, universidades, empresas e sociedade.
De acordo com o gestor de Energia e Sustentabilidade do SergipeTec, Marcos Sobral, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), tem um contrato de gestão com o SergipeTec com quatro programas que atuam em diversas frentes. E é justamente com a intenção de diminuir as emissões de carbono, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, que o estado tem investido na transição energética. O gás natural, por exemplo, tem desenvolvido um papel importante nesse processo como solução para o setor industrial e de transporte.
Com relação à energia eólica, a eletricidade gerada pela força do vento, no território sergipano há um parque eólico localizado no município da Barra dos Coqueiros, com 23 aerogeradores. Segundo o gestor de Energia e Sustentabilidade do SergipeTec, a energia produzida pelo parque é injetada na própria rede da concessionária de energia que atua no estado. “Entre as vantagens da energia eólica estão: não polui, pois não emite gases de efeito estufa, é inesgotável devido ao vento ser um recurso ilimitado, é eficiente e reduz a dependência de combustíveis fósseis”, enumerou Marcos Sobral.
Outro investimento do Governo do Estado voltado para as energias limpas foi a recente inauguração da primeira etapa da obra da usina de energia solar fotovoltaica. “Os painéis captam a luz solar e transformam em energia elétrica para a unidade do parque tecnológico e para outras empresas”, informou Sobral. A estrutura pioneira do ramo em um parque tecnológico no Brasil 100% renovável, denominada Carport Solar, está instalada no estacionamento do SergipeTec e tem uma área de 546 metros quadrados. A segunda etapa está em expansão.
Hidrogênio verde
Conhecido como o combustível do futuro, o hidrogênio verde tem sido difundido nos municípios sergipanos durante as edições do ‘Sergipe é aqui’, com demonstrações de como funcionará em maquetes didáticas, e pelo Brasil afora por meio de eventos on-lines promovidos pelo SergipeTec em parceria com o Ministério Federal. “Temos pesquisas nesse sentido e estamos divulgando o que temos feito e de que maneira podemos investir com o hidrogênio verde aqui no estado. A intenção é que cada vez mais pessoas tenham conhecimento dessa tecnologia e seus benefícios”, disse Marcos Sobral.
O Governo de Sergipe, por meio da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), deu o passo inicial para criação do Hub de Hidrogênio Verde no estado, com a contratação de uma empresa de consultoria para subsidiar informações locais acerca do hidrogênio verde.
O Hub de Hidrogênio Verde tem o objetivo fornecer área, tecnologia, segurança jurídica, tributária e infraestrutura, o que deve ser feito, por exemplo, por meio da recriação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), para o desenvolvimento de um novo polo de produção de energia limpa em Sergipe, uma vez que a região Nordeste é considerada um dos locais com melhor competitividade na produção de hidrogênio verde em todo o mundo.
Capacitação e pesquisa
Além de gerar energia limpa e economia para o estado, os investimentos na área energética proporcionam capacitação profissional. Estrategicamente pensado em ter mão de obra qualificada para atuar nessa transição energética do estado, o SergipeTec oferece gratuitamente treinamento para formar mão de obra para esse novo mercado de trabalho em expansão.
Para se inscrever no curso de instalador solar fotovoltaico é necessário ter alguns requisitos: ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental completo e comprovar que é baixa renda. “O curso tem duração de 160 horas, aproximadamente dois meses de aula, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h. A gente forma o instalador solar fotovoltaico que é mais ou menos como se fosse um eletricista predial com especialidade em energia solar fotovoltaica”, explicou o gestor de Energia e Sustentabilidade do SergipeTec.
O investimento na transição energética engloba ainda pesquisas e projetos de desenvolvimento. O laboratório do SergipeTec resulta em diversas pesquisas e soluções para o estado. Muitas delas, de acordo com Marcos Sobral, acontecem em parceria com instituições de ensino como Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit) e também Instituto Federal de Sergipe (IFS). “Algumas pesquisas podem ocorrer simultaneamente nos lugares, mas prioritariamente acontecem dentro do próprio SergipeTec”, afirmou.