- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Restauração da Casa de Cultura Sílvio Romero será entregue nesta terça em Lagarto
5 de agosto de 2024 - 12:23, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Nesta terça-feira (6), o governador Fábio Mitidieri (PSD) cumpre agenda no município de Lagarto com a entrega de obras nas áreas da Cultura e Educação.
A partir das 10h30 ocorre a solenidade de inauguração da reforma, restauração e ampliação da Casa de Cultura Sílvio Romero, na Praça do Rosário (próximo a igreja).
A Casa de Cultura Sílvio Romero, localizada em Lagarto, celebrou 100 anos de fundação em junho de 2023. O imóvel pertencia à família do jornalista, folclorista, professor e historiador lagartense, e, após a sua morte, transformou-se num memorial. Preocupado em preservar a história sergipana e em dar uma destinação funcional ao prédio, o governador Fábio Mitidieri autorizou, em junho do ano passado, a recuperação de toda a estrutura física do centro cultural, por meio de um investimento de mais de R$ 3,3 milhões, fruto de recursos do Tesouro Estadual e emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis. A entrega do projeto marca o centenário do prédio histórico.
A obra de reforma, restauração e ampliação da Casa de Cultura Sílvio Romero é um avanço que pode significar a antecipação do repasse à Academia Lagartense de Letras, que, por meio de uma permissão de uso, será a responsável pela gestão do equipamento, podendo, inclusive, realizar eventos culturais e educacionais no imóvel. A previsão é que, ainda no primeiro semestre deste ano, a obra seja concluída. Este deve ser o desfecho da história da Casa de Cultura Sílvio Romero, que estava fechada desde 2014. Um prédio tombado em 1995 pelo Patrimônio de Sergipe, que já abrigou, em períodos distintos, a Associação Cultural de Lagarto, o Memorial de Lagarto e a Biblioteca Pública Municipal.
Entre as intervenções na Casa de Cultura estão a instalação de proteção de incêndio, vedação com cerca (a fim de impedir ocupações e vandalismo), limpeza, dedetização, correção de rachaduras e neutralização de infiltrações, reconstituição do madeiramento de acordo com o original, restauração das pinturas e de todas as peças originais de madeira, instalações elétrica e hidrossanitárias, construção de rampa de acessibilidade e de rotas acessíveis e barreira química no entorno. A Casa de Cultura Sílvio Romero dispõe de seis salas, duas delas já estão reservadas para funcionamento da Academia Lagartense de Letras. Nas outras, um dos espaços servirá de biblioteca e outro para exposições itinerantes.