Campus da UFS de Lagarto realiza acolhimento de novos estudantes

12 de julho de 2024 - 09:00, por Marcos Peris

Esta semana foi marcada pela volta às aulas na Universidade Federal de Sergipe (UFS) nos campi de Lagarto, São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras e Itabaiana, após o período de greve dos docentes. Em Lagarto, a abertura oficial da Semana de Acolhimento (Salag) 2024 contou com música e muita interação entre estudantes calouros e veteranos, professores e demais membros da comunidade universitária.

Para o reitor Valter Santana, que trabalhou na implementação do campus, todos os eventos de acolhimento têm um quê de nostálgico. “Quanto mais pertencidos esses alunos se sentirem em relação à UFS, maior será o engajamento. E isso é imprescindível, principalmente, em um campus em que são inseridas metodologias ativas. Esse processo de aprendizagem transforma o aluno!”.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

“Essa é somente a primeira etapa do sucesso que eles terão aqui. O campus de Lagarto da UFS é uma família e, como tal, é seu papel orientar esses estudantes durante sua vida acadêmica”, revelou o reitor.

O diretor do campus de Lagarto, professor Makson Oliveira, comentou sobre os principais objetivos da Salag 2024. “A Semana de Acolhimento tem a intenção de recepcionar os estudantes, para que eles se familiarizem com o espaço físico, as estruturas administrativas, além de entender como funcionam as metodologias ativas. A partir de agora, esses calouros passarão a maior parte de seu tempo aqui na instituição e o nosso propósito é fazer com que eles se sintam em casa”, disse o diretor.

Makson Oliveira é diretor do campus de Lagarto. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Makson Oliveira é diretor do campus de Lagarto. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A chefe da Divisão de Assistência Estudantil (DAELAG/UFS), Simone Otília, ressaltou como os alunos estavam ansiosos por esse momento. “É primordial que o calouro que ingresse na UFS conheça, ao menos, um pouco do funcionamento da universidade, principalmente sobre o nosso modelo de ensino-aprendizagem. Este ano, em especial, por conta da greve, eles se sentiram bastante ansiosos. Depois da abertura da Salag 2024, nossa primeira atividade será a ‘UFS perto de você!’, um tour guiado por todo o campus de Lagarto”, contou a professora.

Simone Otília é chefe da Divisão de Assistência Estudantil (DAELAG/UFS). (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Simone Otília é chefe da Divisão de Assistência Estudantil (DAELAG/UFS). (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

As estudantes Marília Souza e Leonarda Santos, dos cursos de Medicina (DMEL/UFS) e Terapia Ocupacional (DTOL/UFS), respectivamente, acabaram de se tornar veteranas. Ambas fazem parte da Comissão de Comunicação da Salag 2024, e contaram um pouco da experiência.

“Está sendo incrível! Eu ingressei na UFS quatro semanas após o início do ano letivo, então não tive a oportunidade de participar do acolhimento anterior. Hoje, integrar a Comissão de Comunicação está me proporcionando conhecer novas pessoas e fazer com elas se sintam bem-vindas à universidade”, revelou Marília.

Marília e Leonarda são estudantes veteranas do campus de Lagarto da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Marília e Leonarda são estudantes veteranas do campus de Lagarto da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Comissões foram criadas entre os estudantes para realizar a Salag 2024. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Comissões foram criadas entre os estudantes para realizar a Salag 2024. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

“Me senti nostálgica. Ver pessoas passando pelo mesmo que eu, com aquele brilho no olhar, conhecendo o campus com tanta expectativa… Está sendo maravilhoso participar de tudo”, contou Leonarda.

Foi para estudantes como o Otávio Rafael que a Salag 2024 foi pensada. Calouro do curso de Terapia Ocupacional, Otávio compartilhou suas expectativas para o início do ano letivo. “Não posso negar que estava ansioso por este momento. É algo muito importante para mim, como imagino que seja também para todos os calouros. E, por incrível que pareça, apesar de saber que os primeiros períodos são os mais cansativos, depois dessa recepção, minhas expectativas mudaram e eu espero que este seja um período leve”, avaliou o estudante.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br