- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Principais restrições do calendário eleitoral começam neste mês
1 de julho de 2024 - 13:45, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS COMEÇAM NO DIA 20 DE JULHO
Daqui a 20 dias começa o período das convenções partidárias para escolha dos nomes que disputarão as eleições de outubro. Quem não se viabilizar nesses dias ficará fora do pleito de 6 de outubro.
CÂMARAS MUNICIPAIS ENTRARAM EM RECESSO
As Câmaras Municipais entraram em recesso do meio de ano e só retornarão no mês de agosto, porém a movimentação deve ser mínima, devido ao pleito de outubro.
TORCIDA DE PREFEITO DE SIMÃO DIAS POR BELIVALDO REPERCUTE EM SERGIPE I
Ainda repercute em todo o Estado de Sergipe a declaração do prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana (PT), em entrevista à rádio Tropical FM, acerca de sua torcida em Aracaju por seu conterrâneo, Belivaldo Chagas (Podemos).
TORCIDA DE PREFEITO DE SIMÃO DIAS POR BELIVALDO REPERCUTE EM SERGIPE II
É público e notório que o PT lançou o nome da jornalista Candisse Carvalho à Prefeitura de Aracaju. Se Cristiano torce por Belivaldo (pré-candidato a vice), automaticamente, está também torcendo por Yandra Moura, deputada federal e pré-candidata a prefeita do União Brasil.
PETISTA DEVERÁ DISPUTAR REELEIÇÃO EM 2026
O senador Rogério Carvalho (PT) planeja eleger um maior número possível de aliados nos municípios sergipanos. Segundo consta, o petista deve ir à reeleição em 2026 e não tentará o Governo do Estado.
MITIDIERI CAMINHA PARA TER REELEIÇÃO FACILITADA NAS ELEIÇÕES DE 2026
Sem o petista em seu caminho e com o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) ganhando a eleição em Itabaiana, o governador Fábio Mitidieri (PSD) caminha para não ter adversário forte nas eleições de 2026. Outro nome forte, o senador Laércio Oliveira (PP), não pretende entrar na disputa pelo executivo daqui a dois anos.
VEREADOR DESISTE DE TENTAR REELEIÇÃO EM CANINDÉ
Em Canindé de São Francisco, o vereador Valker Araras (PSD) desistiu da pré-candidatura à reeleição e apoiará o vereador Adriano de Bomfim (Republicanos). Ele apoia o projeto político de Kaká Andrade e Wilton Valença, ambos PSD.
SAMUEL CARVALHO LIDERA COM MAIS DE 58% EM SOCORRO I
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), segue à frente nas pesquisas eleitorais do município, liderando em todos os cenários, como aponta o último levantamento, realizado pelo Instituto CTAS Consultoria e divulgado no Tolerância Zero, da TV Atalaia, na sexta-feira (28). Na pesquisa induzida, Samuel aparece com 58,66% das intenções de voto, Carminha Paiva (Republicanos) com apenas 20,42% e Clécia Carvalho com 2,40%.
SAMUEL CARVALHO LIDERA COM MAIS DE 58% EM SOCORRO II
A pesquisa ouviu 598 pessoas nos dias 24 e 25 de junho. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SE-05812/2024.
PRINCIPAIS RESTRIÇÕES DO CALENDÁRIO ELEITORAL COMEÇAM NESTE MÊS I
A partir deste mês, começam a valer as principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro. As vedações estão previstas na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).
PRINCIPAIS RESTRIÇÕES DO CALENDÁRIO ELEITORAL COMEÇAM NESTE MÊS II
No dia 6 de julho, três meses antes do pleito, começam as restrições para contratação e demissão de servidores públicos. A partir do dia 20, os partidos podem realizar suas convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.
PRINCIPAIS RESTRIÇÕES DO CALENDÁRIO ELEITORAL COMEÇAM NESTE MÊS III
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
PSD DE KASSAB AMEAÇA HEGEMONIA DO MDB E SE TORNA FATOR MODERADOR DA DIREITA
O PSD, fundado por Gilberto Kassab, precisou de apenas 13 anos para ocupar um espaço na política que desde o final dos anos 1980 pertence ao MDB. Partilhando o poder em governos conservadores e progressistas, o partido é visto como baliza para moderar legendas tidas como mais radicais.