- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Município de Lagarto comemora 144 anos de uma rica história neste sábado, 20
20 de abril de 2024 - 08:20, por Marcos Peris
Lagarto, um dos maiores municípios de Sergipe, situado na região Centro-Sul, celebra aniversário de 144 anos, neste sábado, 20 de abril.
Segundo consta, o ato jurídico que eleva a Vila de Lagarto à condição de cidade foi sancionado em 20 de abril de 1880. A história revela que a sede do município é uma das mais antigas povoações do Estado, sendo a terceira vila criada na capitania sergipense, cuja colonização já estava no território em 1597.
Estabeleceram-se na região, por conta das Cartas de Sesmarias, em maio do mesmo ano, Domingos Fernandes Nobre, Antônio Gonçalves de Santomé e Gaspar de Menezes.
A colonização das terras de Lagarto aconteceu no século XVIII, após a chegada de um novo grupo de colonos, o que deu origem às fazendas de gado e aos engenhos. Alguns historiadores defendem a tese de que Lagarto nascera no povoado Santo Antônio, distante seis quilômetros da atual sede do município, onde ainda existe o marco inicial erguido próximo à capela que leva o nome do povoado.
Contam, ainda, que os habitantes da época saíram desta localidade por conta de um surto de varíola que vitimou muitos moradores, e se instalaram onde hoje se encontra o centro da cidade.
Duas versões conduzem ao nome do município: a existência de uma pedra em forma de lacertílio, encontrada às proximidades de um riacho; e o registro de um brasão com a marca de um lagarto, deixado por uma família de nobres portugueses.
Lagarto é uma terra destacada na cultura, economia, política, educação e religião. São destaques Sergipe, a maniçoba, o arroz de galinha, a cachoeira do Saboeiro, o balneário da Bica, a barragem, os Parafusos, a Festa do Mastro, a Silibrina e a tradicional procissão de Nossa Senhora da Piedade.
Berço de intelectuais renomados como Sílvio Romero, Laudelino Freire, Aníbal Freire, Abelardo Romero Dantas e Luiz Antônio Barreto, dentre tantos outros personagens que engrandecem a sua história e envaidece sua gente, a exemplo dos imortais integrantes da Academia Lagartense de Letras e seus respectivos patronos.
Da sua prole destacam-se nomes do seu atual cenário intelectual sergipano e nacional, com ênfase para as pesquisadoras Aglaé d’Ávila Fontes e Beatriz Góis Dantas, para o poeta Assuero Cardoso e para o historiador Claudefranklin Monteiro.
Lagarto é o quarto município mais populoso de Sergipe e o segundo maior do interior, com uma população estimada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 105.221 habitantes. O município também é destaque nas áreas da educação com a UFS e o Hospital Universitário, em breve, contará com o CENTROSUL Shopping Center.
Praça do Marco Histórico